Home
/
Notícias
/
Medianeira
/
Campus sedia Operação Paraná III do Exército Brasileiro

Campus sedia Operação Paraná III do Exército Brasileiro

Publicado 8/18/2023, 2:38:31 PM, última modificação 8/18/2023, 2:42:00 PM

Na manhã desta sexta-feira (18), o Auditório do campus recebeu militares brasileiros e estrangeiros, que participam da Operação Paraná III, para um exercício de ajuda humanitária que reúne tropas do Brasil e de outros 13 países do continente americano.

O exercício que envolveu centenas de militares, foi desenvolvido em um contexto simulado de desastres naturais, durante o período de 12 a 18 de agosto, nas cidades de Santa Helena, Missal, Itaipulândia e São Miguel do Iguaçu, além de Medianeira.

Segundo o Capitão Tiago Bandeira, 5ª Regime Militar, a opção por Medianeira aconteceu dada à sua localização estratégica, na região da Tríplice Fronteira, privilegiada pela segurança constante do Exército Brasileiro, e intensificada durante o exercício.

O Capitão ainda agradeceu pelo acolhimento prestado pelo município, bem como, pela cessão dos espaços da universidade, essenciais à realização da Operação Paraná III.

Histórico

Em 2017, a primeira edição da Operação Paraná contemplou o emprego de um efetivo de 130 militares brasileiros e paraguaios, atuando em um quadro de operações de defesa da pátria. Em 2019, a Operação abrangeu a defesa da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, em colaboração com o exército paraguaio. Nesta edição, será a primeira vez que o evento teve como foco o trabalho de ajuda humanitária, bem como a participação de outros países americanos. (Fonte: https://www.eb.mil.br/operacao-parana-3