Pé Vermelho conquista 3º lugar em competição de eficiência energética
Na 5ª edição da Shell Eco-Marathon Brasil, a equipe Pé Vermelho Racing Team composta por acadêmicos do Campus Medianeira da UTFPR conquistou o terceiro lugar na categoria motor a combustão interna (gasolina), alcançando a marca de 223 km/l, com protótipo batizado de Cinderella.
Realizada de 22 a 25 de agosto, no Pier Mauá, Rio de Janeiro, a competição reuniu centenas de estudantes universitários, do Sul ao Norte do Brasil, além de times de outros países da América Latina (Argentina, México, Colômbia e Peru), que foram desafiados a pensar, desenhar e construir protótipos de carros ultraeficientes, com o objetivo de participar de disputas em Etanol, Bateria Elétrica e Gasolina.
Segundo a Presidente da equipe, Angela Figueiredo da Silva, acadêmica de Engenharia de Produção, a experiência na competição animou e fortaleceu a unidade da equipe, que já está com grandes expectativas para o próximo ano, recomeçando os trabalhos no protótipo para conquistar mais um troféu para o time e para o campus.
Thalia, a pilota, revela que “participar da Shell Eco Marathon ajudou a praticar conhecimentos de mecânica e a aprimorar conceitos elétricos também, além de vivenciar uma grande emoção, assumindo a responsabilidade pela direção do protótipo, passar na pista e sentir a torcida de quem estava assistindo à competição”.
O coordenador do projeto, professor Renato Cesar Pompeu, com apoio do professor Ivair Marchetti, ambos atuantes no Departamento de Mecânica, conta que a Equipe Pé Vermelho nasceu em 2013, com o propósito de envolver acadêmicos no planejamento e desenvolvimento de projetos, estimulando sua participação em desafios e metas propostas.
Em 2014 aconteceu a primeira participação da equipe em uma competição de eficiência energética, na pista de Interlagos, SP, reunindo 40 universidades. Para surpresa de todos, a equipe, então iniciante, ficou em 10º lugar, resultado que embora inesperado, considerando que a ideia era somente participar, foi recebido com muita alegria, conforme detalha o professor Pompeu.
Desde então, a equipe vem conquistando pódio:
- 2014 – 10º lugar
- 2016 – 1º lugar (190,2 km/l), na primeira edição da Shell Eco-Marathon, em SP.
- 2019 – 2º lugar (167,6 km/l), Shell Eco-Marathon, RJ.
- 2022 – 3º lugar (223 km/l), Shell Eco-Marathon, RJ.
Pompeu finaliza: “Já temos os três lugares do pódio e agora a meta é repetir os prêmios, de preferência o primeiro lugar”.
Nome | Função | Curso |
Renato Cesar Pompeu | Coordenador do Projeto | Departamento de Mecânica |
Angela Figueiredo da Silva | Presidente | Engenharia de Produção |
Thalia Mariano Silva Duarte | Piloto e Vice-Presidente | Engenharia Elétrica |
Emelly M. Rondon Santana | Time Marketing | Engenharia de Produção |
Caio Henrique P. Galvão | Time Mecânica | Engenharia de Produção |
Filipe Martins de Moura | Time Mecânica | Engenharia de Produção |
Matheus Silva Goulart | Time Mecânica | Engenharia Elétrica |
Leonardo R. Oliveira | Time Mecânica | Engenharia Ambiental |
Danilo Henrique N. Gonçalves | Time Marketing | Engenharia Elétrica |
Sobre a Shell Eco-Marathon
A competição, uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do mundo, realizada no Brasil, pela Shell desde 2016, visa desafiar jovens a pensar, desenhar e construir protótipos de carros ultraeficientes. Com disputas em Etanol, Bateria Elétrica e Gasolina, recebeu centenas de universitários para responder aos desafios do futuro da energia.
A iniciativa é global. Criada em 1939, a Eco-Marathon começou como uma aposta entre funcionários da Shell sobre quem conseguia ir mais longe usando a mesma quantidade de combustível. Hoje, 80 anos depois, a competição se estende por três continentes, com eventos anuais na Ásia, nas Américas e na Europa.
Do Campus Medianeira para o Rio de Janeiro
Concentração para o momento da competição
Thalia, a pilota
Hora de ir para a pista
Cinderella, 223 km/l
Premiação