Home
/
Notícias
/
Medianeira
/
Professor do campus recebe premiação em evento de Biogás

Professor do campus recebe premiação em evento de Biogás

Publicado 4/25/2023, 9:44:54 AM, última modificação 4/25/2023, 9:55:58 AM

De 18 a 20 de abril aconteceu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, o maior evento setorial de biogás do Sul do Brasil, organizado com espaço de negócios, apresentação de painéis, reuniões setoriais, visitas técnicas, palestras e premiação aos Melhores do Biogás.

Desde a última edição, o Fórum promove o reconhecimento de destaques do setor pela premiação dos Melhores do Biogás, iniciativa que contempla profissionais organizações e plantas de biogás, que se destacaram nas categorias: Profissional; Organização e Plantas/unidades geradoras de biogás.

Neste ano, o professor Thiago Edwiges, atuante no Departamento de Tecnologias Ambientais do Campus Medianeira, foi premiado com o 2º lugar na Categoria Profissional Destaque.

Thiago desenvolve pesquisas no setor de biogás para o perímetro urbano e rural, utilizando resíduos alimentares, resíduos sólidos urbanos e a fração orgânica de resíduos comerciais produzidos por restaurantes, shopping centers e escolas, dentre outros, para gerar bioenergia e biocombustíveis de forma sustentável e de baixo custo.

A premiação foi realizada no dia 19 de abril, no encerramento da apresentação de painéis do Fórum, que versaram sobre: Mercado de biogás e biometano; Eficiência em plantas; Caso de biogás na pecuária, indústria e saneamento; Biogás para geração de energia elétrica e produção de biometano; Inserção do biometano no mercado de gás natural; Novas aplicações e biorrefinarias de biogás; Financiamento de projetos de biogás.

Premiados por categoria:

CATEGORIA PROFISSIONAL

Profissionais que se destacaram na missão de desenvolver o setor de biogás no Brasil em 2022, inspirando, inovando e fortalecendo o setor com suas atividades profissionais e que estão relacionados à: pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I); processos produtivos; liderança de empresas; outras áreas de instituições e empresas públicas, privadas e do terceiro setor.

1º – Marina Linck

2º – Thiago Edwiges

3º – Gustavo Rafael Collere Posseti

CATEGORIA ORGANIZAÇÃO

Organizações que possuem contribuição significativa no desenvolvimento e inovação do mercado brasileiro de biogás e biometano em 2022, considerando: empresas e organização; agências e instituições de financiamentos; órgãos dos setores públicos e privados e grupos de pesquisa de instituições públicas e privadas, envolvidas no setor do biogás e que promovam direta ou indiretamente a gestão adequada de resíduos, a produção a partir de resíduos e o uso de biogás, empresas e instituições que impactem, por meio do biogás, na descarbonização da matriz energética, na transição energética do país, na economia circular, na proteção ambiental, no desenvolvimento social, na igualdade de gênero, sempre em conformidade com os ODS.

1º – Portal Energia e Biogás

2º – Centro de Pesquisa em Energias e Tecnologias Sustentáveis (CPETS) Univates

3º – Biokohler Biodigestores

CATEGORIA PLANTA – SANEAMENTO

Planta/unidade geradora de biogás a partir de resíduos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) ou Esgoto Sanitário.

Estação de Tratamento de Esgoto ETE Ouro Verde

CATEGORIA PLANTA – INDÚSTRIA

Planta/unidade geradora de biogás a partir de resíduos de indústrias (ex: sucroenergéticas, abatedouros, cervejarias, fecularias, etc).

Frimesa Cooperativa Central

CATEGORIA PLANTA – PECUÁRIA

Planta/unidade geradora de biogás a partir de resíduos da produção de suínos, aves, bovinos e outros animais.

Fazenda Trevisan

Sobre o Fórum

O 5 Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem como entidades realizadoras o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS). A organização do evento foi realizada pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

Sobre a premiação

Lançado na 4ª edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, o Prêmio Melhores do Biogás é uma iniciativa dos realizadores – CiBiogás, Embrapa, UCS e Sbera – que reconhece os destaques do setor nas categorias Profissional, Organização e Plantas/Unidades Geradoras de Biogás (nas subcategorias Saneamento, Indústria e Pecuária), considerando, especialmente, suas atuações no ano anterior (2022).

Reportar erro