Professores do campus desenvolvem Projeto SARndbox

Durante a Feira de Profissões, foi apresentado projeto SARndbox (Augmented Reality Sandbox – ARS), uma Caixa de Areia de Realidade Aumentada.
O sistema combina uma caixa de areia real, cria a topografia e águas virtuais usando uma câmera 3D Microsoft Kinect, um software de simulação e visualização, e um projetor de dados (datashow).
A caixa de areia de realidade aumentada permite aos usuários criar modelos topográficos moldando areia real, que é escaneada em tempo real e representada por um mapa colorido de elevação, linhas de contorno topográficos e água simulada.
O sistema ensina conceitos geográficos, geológicos e hidrológicos, como a leitura de um mapa topográfico, o significado de curvas de nível, bacias hidrográficas, áreas de captação, diques, áreas de inundação e alagamentos.
No campus, o projeto foi idealizado pelo professor Vanderlei Leopold Magalhães, e tornou-se possível com a colaboração de departamentos acadêmicos, professores, alunos, e técnicos administrativos.
Além do professor, que usou recursos pessoais, foram obtidos recursos financeiros e humanos dos professores e departamentos: Eduardo Eyng e Marcia Agustini (DIRGRAD), Claudio Bazzi (recursos de pesquisa), Rogério de Oliveira (SEGEA), Carlos Fernandes e Daniel Dal Pozzo (DAMEC), Fabio Longen e Mariana Hilgert (DAFIS), e do grupo que se dedicou na calibração de todos equipamentos, Ricardo Sobjak, Marcos Soares e João Gomes.
O projeto visa motivar o uso da ferramenta em investigações técnico-científicas de projetos de pesquisa, inovação e extensão por alunos e professores do campus ou de outras instituições, de modo a divulgar os cursos de graduação ofertados pela universidade.