Home
/
Notícias
/
Medianeira
/
Projeto de Acolhimento de Refugiados: Woccu, UTFPR e Sicredi

Projeto de Acolhimento de Refugiados: Woccu, UTFPR e Sicredi

Publicado 5/3/2024, 9:37:48 AM, última modificação 5/3/2024, 9:37:54 AM

convite do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito – Woccu, via Central Sicredi PR/SP/RJ, a servidora Marilete T. De Marco (Assessoria de Comunicação do campus), integrou o Projeto Woccu Research Project: Brazil Case Study.

Desenvolvido em quatro países: Estados Unidos, Polônia, Colômbia e Brasil, representado pelo município de Medianeira, PR, o Projeto busca investigar como acontece o acolhimento, a educação e a prestação de serviços financeiros ofertada aos refugiados e imigrantes.

Após capacitação online, provida pela Woccu, com direcionamentos à pesquisa, a servidora iniciou entrevistas com refugiados, residentes em Medianeira, e lideranças da Sicredi.

Nas entrevistas, os refugiados destacaram as melhores condições de vida, em comparação àquelas de seus países nativos, a começar pelas oportunidades de emprego formal, convivência social, educação, assistência de saúde e à recepção do povo brasileiro.

As dificuldades por eles enfrentadas, já foram quase esquecidas, percebidas pelas respostas rápidas que apontam os benefícios encontrados e hoje, conectam-se pelo sonho de trazer seus familiares para o país das oportunidades, onde vislumbram iniciativas empreendedoras, pelos serviços financeiros da Sicredi, programas sociais do município, e apoio educacional da universidade.