Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
5º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos

5º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos

Publicado 11/27/2023, 10:22:51 AM, última modificação 11/27/2023, 10:41:10 AM
FabLab UTFPR de Pato Branco é um dos premiados no Prêmio Habitats PR de Inovação/SEBRAE na categoria Espaço Maker

Diretor-geral do campus, Gilson Ditzel Santos, participou do evento e recebeu a premiação do FabLab, bem como o certificado de credenciamento da SprinT (Fotos: Divulgação SEBRAE-PR)

Nos dias 21 e 22 de novembro de 2023, a UTFPR-PB participou do 5º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos, em Guarapuava/PR. O evento teve como objetivo o fortalecimento do ecossistema de inovação do estado, gerando impacto positivo em diversas áreas e contribuindo para um desenvolvimento sustentável.

O Encontro foi organizado pelo Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec), que é gerenciado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefa) e a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). O Separtec busca estimular a participação de pesquisadores no desenvolvimento de estudos relacionados às potencialidades produtivas, além de mapear ecossistemas de inovação paranaenses, inclusive em implantação, prospectando recursos para fomentar esses espaços.

No primeiro dia de evento, 21/11, ocorreu a entrega do Prêmio Habitats PR de Inovação/SEBRAE. O FabLab UTFPR de Pato Branco teve seu trabalho reconhecido e foi um dos seis premiados na categoria Espaço Maker. O FabLab, coordenado professor Marcio Tadayuki Nakaura, é um Laboratório de Prototipagem Rápida que faz parte do Centro de Inovação da UTFPR Pato Branco e tem a finalidade de apoiar as ações de ensino, pesquisa e invação, estimulando o empreendedorismo.

A premiação reconheceu 31 ambientes de inovação de diferentes regiões, em sete categorias: Pré-incubadora; Incubadora; Aceleradora; Parque Tecnológico; Centro de Inovação; Espaço Maker; e Coworking de Inovação. Além disso, aconteceu o reconhecimento estadual para sete projetos que apresentaram as melhores práticas em suas categorias.

Destaca-se que o Prêmio Habitas de Inovação “é uma forma de reconhecer os ambientes que promovem a geração de negócios inovadores e startups dentro dos ecossistemas de inovação do Estado, com o propósito de destacar os resultados das interações e efetividade de suas práticas inovadoras”, conforme destaca o coordenador de Inovação do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo, em matéria do Sebrae sobre a premiação.

Também no dia 21/11, aconteceu a Cerimônia de Entrega do Certificado de Credenciamento aos 189 Ambientes Promotores de Inovação credenciados pelo Separtec. A Incubadora da UTFPR Pato Branco - SprinT foi uma delas.

A SprinT é um espaço de desenvolvimento para projetos de empresas e empresas de base tecnológica e inovação e está vinculada ao Programa de Empreendedorismo e Inovação (PROEM) da UTFPR.

Ainda, durante o evento, que teve como tema central Academia, Mercado, Sociedade e Governo: conexão para impulsionar a inovação no Estado do Paraná, foi anunciado o Edital de Fomento aos Ambientes promotores de Inovação, pelo Diretor de Ciência Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Marcio Spinosa, no valor de 34 milhões.

No segundo dia de evento, 22/11, o Sistema Regional de Inovação do Sudoeste (SRI) foi apresentado pelo consultor nas áreas de Inovação e acesso a serviços financeiros do Sebrae, Elizandro Ferreira (Kaxa), durante o Painel VII sobre Ambientes Promotores de Inovação – Radar de Boas Práticas.