Ações de Internacionalização
A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG-PB) têm realizado diversas ações com objetivo de ampliar a inserção internacional de pesquisadores, grupos de pesquisa e Programas de Pós-Graduação do Campus Pato Branco. Dentre as iniciativas, anuncia nova ação estratégica que corrobora com tais esforços, consolidada pela publicação do Edital nº 04/2024 - DIRPPG-PB - Cotas de Internacionalização para Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (CIPPG-PB).
O documento estabelece normas para alocação de recursos para atender demandas relacionadas à internacionalização, proporcionando oportunidade exclusiva para docentes e/ou discentes acessarem experiências internacionais que possibilitam a ampliação do contato com pesquisadores, disciplinas e laboratórios de instituições parceiras. Além disso, visa criar e fortalecer ações de cooperação internacional estritamente relacionadas com as linhas de pesquisas e com os projetos temáticos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Campus Pato Branco, congregando ações para ampliar o alcance dos projetos, pesquisas e parcerias do campus.
O apoio se dará mediante cotas de internacionalização para custear demandas relacionadas à mobilidade internacional (passagens e diárias) de docentes, bem como, auxílio financeiro para estudantes dos PPGs. A estratégia é fundamental para o fortalecimento dos Programas junto à CAPES, de forma que o edital define critérios estratégicos que envolvem um plano de ação aprovado pelo coordenador e colegiado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu ao qual o docente e/ou discente beneficiado está vinculado.
Essa é a primeira vez que um edital específico de internacionalização para a Pós-Graduação é lançado no Campus Pato Branco. Trata-se de um grande passo para a comunidade acadêmica e, principalmente, para a Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR-PB. Desde os diálogos iniciais até a publicação do edital, passando pela aprovação do respectivo processo no conselho de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Pato Branco (COPPG-PB), a construção do texto envolveu docentes, servidores e coordenadores com o objetivo de alcançar as melhores perspectivas e resultados para os PPGs, demonstrando a produtividade da construção de um projeto participativo que efetivamente integrou e ouviu as partes envolvidas.
Espera-se que os programas apresentem propostas ao edital, de forma que os docentes e discentes possam fazer uso dessas oportunidades de pesquisa e intercâmbios com instituições internacionais, aperfeiçoando ainda mais suas competências e habilidades, além de reforçar a excelência das pesquisas aqui realizadas.