Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Ações de Internacionalização

Ações de Internacionalização

Publicado 11/6/2024, 2:25:30 PM, última modificação 11/6/2024, 3:32:45 PM
Professor da UTFPR-PB compartilha vivência de intercâmbio na Bolívia e fortalece laços acadêmicos para futuros projetos

No dia 29 de outubro, às 15h30, o miniauditório da UTFPR, Campus Pato Branco , foi palco de um evento de compartilhamento de experiências em agronomia, promovido pelo professor André Brugnara Soares, do Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias (DAGRO). O professor compartilhou com alunos e docentes do curso de Agronomia as vivências adquiridas durante seu intercâmbio institucional na Bolívia, realizado entre os dias 7 e 21 de outubro de 2024. O intercâmbio foi realizado por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (MARCA), que envolve cooperação acadêmica com países do Mercosul.

A viagem teve como destino a cidade de Santa Cruz de la Sierra, onde o professor foi recebido pela Universidad Evangélica Boliviana (UEB), instituição que, juntamente com a UTFPR, participa do projeto AGRISUR III, contemplado no 12º Edital do MARCA. O principal objetivo da viagem foi estreitar laços institucionais, apresentar os cursos de Agronomia de ambas as universidades e prospectar colaborações futuras na graduação  principalmente, mas também na pós-graduação e na pesquisa.

Durante sua estada na Bolívia, o professor André esteve envolvido em diversas atividades, incluindo reuniões diplomáticas com dirigentes da UEB e da Faculdade de Ciências Agrárias, além de participação em aulas teóricas e práticas na graduação. Ele também apresentou o curso de Agronomia e o Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UTFPR (PPGAG) para alunos e professores da UEB, reforçando o intercâmbio de conhecimentos e práticas.

Além das atividades acadêmicas, o professor visitou três fazendas dedicadas à produção de gado de corte e cultivos agrícolas, bem como as estações experimentais da UEB, San José e Rancho Hora. Outras visitas incluíram o campus central e o campus da Faculdade de Ciências Agrárias da universidade boliviana. Durante a viagem, ele presenciou os efeitos devastadores de incêndios na região da Chiquitania e do Chaco boliviano, o que gerou conversas com agentes de conservação ambiental e fazendeiros locais sobre causas, consequências e ações preventivas para esse tipo de desastre. "Trago todos esses elementos para nosso ambiente e para a sala de aula", relatou o professor, destacando a importância de sua vivência para enriquecer o aprendizado dos alunos.

O professor André avaliou a experiência como excelente e ressaltou o grande potencial para que os alunos da UTFPR explorem essas oportunidades durante e após a graduação. Ele destacou ainda que a parte oriental da Bolívia, especialmente nos departamentos de Santa Cruz e Beni, configura-se como uma importante fronteira agrícola e pecuária na América Latina, onde muitos brasileiros vêm investindo em fazendas e empregando profissionais da área.

A iniciativa reforça o compromisso da UTFPR em promover a internacionalização e proporcionar aos alunos uma visão ampla das práticas agrícolas na América Latina, aproximando-os das realidades e desafios enfrentados por outros países da região. Durante as conversas com a UEB, várias possibilidades de cooperação foram discutidas, incluindo o interesse da instituição boliviana em enviar professores para realizar mestrado e doutorado na UTFPR. Essa aproximação amplia as oportunidades de intercâmbio e colaborações, fortalecendo ainda mais as relações institucionais e as perspectivas de desenvolvimento conjunto em ensino e pesquisa.

Reportar erro