Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Ações de Internacionalização

Ações de Internacionalização

Publicado 12/18/2024, 2:16:03 PM, última modificação 12/18/2024, 2:16:27 PM
PPGTP-PB firma colaboração internacional com o CEMHTI da Universidade de Orléans: avanços na reciclagem de vidros de painéis fotovoltaicos

O professor e pesquisador Marcos Paulo Belançon, do Programa de Pós-Graduação em Processos Químicos e Bioquímicos (PPGTP-PB), representou o programa em uma visita técnica realizada em outubro de 2024 à Université d’Orléans, na França. A participação foi viabilizada por meio do projeto desenvolvido pela mestranda Rafaela Valcarenghi, intitulado Reciclagem de Vidros e Painéis Fotovoltaicos (402473/2023-0 CNPq), e pela pesquisa Física Aplicada à Energia Solar e Instrumentação Multidisciplinar (304060/2023-2 CNPq), ambos inseridos na linha de pesquisa sobre desenvolvimento e processamento de materiais.

Durante a visita, o professor esteve no laboratório de Condições e materiais extremos: alta temperatura e irradiação (CEMHTI) da Université d’Orléans. O principal objetivo foi fortalecer colaborações estratégicas voltadas à reciclagem de vidros de painéis fotovoltaicos, contribuindo para o avanço de iniciativas relacionadas à inovação e sustentabilidade.

Objetivos da colaboração

A parceria entre o PPGTP e o CEMHTI busca avançar no desenvolvimento de materiais vítreos e cerâmicos reciclados, com foco nos vidros oriundos de painéis fotovoltaicos. Na linha de pesquisa em materiais do PPGTP, ao longo dos últimos 10 anos, diversos discentes trabalharam com a produção de novos materiais vítreos e cerâmicos, caracterizando-os e avaliando seu potencial para aplicações em sensores, lâmpadas, produção de energia, etc.

Sob a coordenação do professor Marcos Paulo Belançon, destaca-se o trabalho da mestranda Rafaela Valcarenghi, que visa desenvolver um processo de reciclagem de vidros fotovoltaicos, aproveitando sua alta pureza para criar novos materiais. Os resultados preliminares mostram potencial para conferir propriedades ópticas, maior resistência química e características biocidas ao material reciclado.

A colaboração com o CEMHTI, referência mundial em vitrocerâmicas, é estratégica devido à sua infraestrutura avançada, que inclui uma sofisticada técnica de levitação com aquecimento a laser, que permite estudar propriedades químicas de materiais aquecidos a temperaturas extremas, de até 3000ºC. A parceria com o CEMHTI é fundamental para o avanço da pesquisa e a consolidação de resultados.

Atividades realizadas

A parceria foi fortalecida por atividades como visitas a laboratórios avançados de levitação e fusão de materiais vítreos e cerâmicos, com medições detalhadas utilizando Ressonância Magnética Nuclear (RMN). O professor Marcos Belançon também participou de reuniões com diversos pesquisadores, como Aurelien Canizares, Michael Pitcher e Cecile Genevois, com quem foram discutidos aspectos e detalhes dos equipamentos e métodos empregados pelo CEMHTI no estudo de vidros e cerâmicas.

Um dos destaques foi o encontro com Mathieu Allix, diretor de pesquisa do Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS) e atual líder do CEMHTI, além de um dos maiores especialistas do mundo em cristalização controlada de vidros para a produção de vitrocerâmicas. Durante a reunião, foram discutidos aspectos do desafio da reciclagem de vidros, hipóteses a serem investigadas e também oportunidades de financiamento no Brasil e na França para a consolidação da parceria. 

Resultados

O grupo coordenado pelo pesquisador Mathieu Allix demonstrou interesse em colaborar com as pesquisas apresentadas pelo professor Marcos Paulo Belançon. Os envolvidos planejam buscar outras fontes de financiamento para viabilizar visitas técnicas mais extensas, estágios e oportunidades de pós-doutorado na região. Também será submetida, no início de 2025, uma proposta de cooperação ao programa Smart Loire Valley Programme, oferecido pela região do Vale do Loire, para atração de pesquisadores estrangeiros.

No âmbito do PPGTP, o trabalho da mestranda Rafaela Valcarenghi foi apresentado ao grupo. Atualmente, estão sendo buscados recursos para possibilitar sua participação em experimentos a serem realizados em Orléans, utilizando os materiais investigados em sua dissertação.

A visita técnica foi realizada por meio do Edital n° 04/2024 DIRPPG-PB Cotas de Internacionalização para Programas de Pós- Graduação Stricto Sensu do Campus Pato Branco (CIPPG-PB).

Por fim, a colaboração internacional entre o PPGTP e o CEMHTI é um exemplo claro de como a troca de conhecimento entre instituições de renome pode gerar avanços significativos em áreas de alta relevância científica e tecnológica. O trabalho desenvolvido em conjunto não só promete resultados inovadores, mas também abre novas perspectivas para o fortalecimento da ciência e da inovação tecnológica no Brasil e na França.














Reportar erro