Ações de Internacionalização

Entre os dias 4 e 6 de novembro de 2024, o professor Rafael Cardoso representou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) em missão de internacionalização na Hochscule Bonn-Rhein-Sieg (H-BRS) – University of Applied Sciences da Alemanha. O professor Cardoso foi recepcionado pelo professor Marco Jung e o Assistente de Pesquisa Derk Gonschor.
Atividades realizadas
Durante estes dias, foram realizadas visitas às instalações da H-BRS para conhecer sua infraestrutura, bem como as linhas de atuação da instituição. Além disso, foi discutida a elaboração de uma proposta de mestrado conjunto entre o PPGEEC, a H-BRS e uma terceira universidade da União Europeia, possivelmente a Universidade de Tecnologia de Tallinn (TalTech), na Estônia, ou a Universidade de Parma, na Itália.
Uma das possibilidades discutidas para a área de estudo do mestrado conjunto é a transição energética. A construção do currículo e da estrutura do curso será realizada posteriormente, após a definição das três universidades parceiras e a conclusão dos estudos de viabilidade. Este mestrado conjunto proporcionará aos egressos um diploma com validade no Brasil e na União Europeia, com a colaboração acadêmica entre universidades de renome dos países envolvidos.
O professor também aproveitou a oportunidade para acompanhar as atividades realizadas pelo aluno Felipe Teixeira, do curso de Engenharia Elétrica do Campus Pato Branco . O acadêmico, que realiza intercâmbio na H-BRS, desenvolve na UTFPR atividades de pesquisa vinculadas a projetos do PPGEEC, sob a supervisão do professor Jean Patric da Costa, junto ao grupo de pesquisa em Engenharia de Conversores Estáticos de Energia (ECEE). Segundo Felipe, a formação de alta qualidade oferecida pela UTFPR tem sido um diferencial que facilitou significativamente o desenvolvimento de suas atividades na H-BRS.
Resultados
O docente relatou que a H-BRS demonstra grande interesse no intercâmbio de docentes e discentes entre as instituições, além do compartilhamento de disciplinas ministradas em inglês por ambas. Durante as discussões, a H-BRS mostrou interesse na renovação do convênio existente, com a intenção de mantê-lo até pelo menos 2033. Atualmente, o PPGEEC já oferece uma disciplina em conjunto com a H-BRS, beneficiando alunos tanto do Brasil quanto da Alemanha, dentro do escopo deste convênio.
Na sequência, outras disciplinas deverão ser ofertadas nessa modalidade pelo PPGEEC, com o objetivo de expandir as ações conjuntas entre as instituições. Outra ação discutida, mas que depende de suporte financeiro, é a oferta de escolas de verão entre as instituições para fomentar o intercâmbio de professores e alunos. Caso os recursos estejam disponíveis, uma possibilidade seria oferecer dois cursos de verão por ano, um durante o verão da Alemanha e outro durante o verão do Brasil.
O pesquisador finaliza reiterando a importância da implementação das ações previstas, que trariam significativa inserção internacional e visibilidade para a UTFPR-PB e o PPGEEC, por meio do intercâmbio de docentes e discentes. Essa iniciativa proporcionaria aos professores e alunos a oportunidade de vivenciar uma experiência internacional, ampliando suas opções profissionais.
Tais ações visam reforçar a excelente formação oferecida pelo Campus Pato Branco da UTFPR, tanto no curso de mestrado do PPGEEC quanto nos cursos de bacharelado em engenharia. O interesse da H-BRS em ampliar a parceria com a UTFPR reafirma a qualidade dos egressos e dos cursos disponibilizados pela UTFPR Campus Pato Branco .
A visita técnica foi viabilizada pelo Edital n° 04/2024 DIRPPG-PB - Cotas de Internacionalização para Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Campus Pato Branco (CIPPG-PB) com o apoio do PPGEEC e do Departamento Acadêmico de Elétrica (DAELE).