Astro kids

Publicado 4/29/2020, 5:06:53 PM, última modificação 11/3/2022, 5:39:01 PM
Envie seu desenho, livrinho, tirinha, história para o GEAstro e tenha a chance de ver sua criação publicada em canais oficiais

Imagem de divulgação Projeto Brincando e Aprendendo sobre Astronomia e Astronáutica, etapa Astro Kids

Deixe sua imaginação levar o universo para o GEAstro. Isso mesmo! Aqueles que amam Astronomia e Astronáutica agora podem participar do desafio lançado pelo Grupo de Estudo, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia (GEAstro), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco, na ação "Brincando e aprendendo sobre Astronomia e Astronáutica”. A iniciativa é realizada com o intuito de facilitar a comunicação, estudo, ensino e acesso à informação sobre as Ciências Espaciais, voltadas para as crianças, em conjunto com suas famílias, fazendo uso de materiais de baixo custo e fácil acesso.

Nesta segunda-feira (28), foi dado início à etapa que oportuniza aos estudantes usar e abusar da criatividade e conhecimento nos temas de Astronomia e Astronáutica. Para participar, bastar criar e enviar ao GEAstro desenhos, livrinhos, tirinhas, histórias e outras produções, sobre este tema. As criações podem ser submetidas em formatos diversos (.jpg, .jpeg, .png, .pdf, .mp4, .avi, .wmv, .mkv, .mov.), por meio do formulário eletrônico.

As produções serão analisadas pela equipe, a qual aplicará critérios que se afinem com o propósito do projeto. Basicamente, serão aspectos como: estar de acordo com os temas, Astronomia, Astronáutica e Ciências Espaciais; originalidade; conceitos corretos; criatividade. Os trabalhos selecionados subsidiarão planejamentos, criações, produções e divulgações, em todo território nacional e no exterior.

A professora do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) e coordenadora do GEAstro, Clementina Verginia Andreolla, explica que a motivação desta iniciativa é “despertar o gosto pelas Ciências Espaciais; possibilitar que as crianças e adolescentes tenham seus trabalhos publicados, dando visibilidade tanto ao trabalho quanto ao GEAstro e a UTFPR; dependendo dos resultados, transformar os trabalhos em atividades e, quem sabe, até criar um encarte com as atividades destaque”, declarou.

O Projeto

A ação faz parte do projeto “Divulgando Astronomia através das Mídias Digitais”, e foi elaborada pensando neste período de isolamento, o qual demanda criatividade das famílias e dos professores para manterem o ritmo de aprendizado das crianças que tiveram as aulas suspensas por causa do coronavírus.

O projeto, desenvolvido pela professora do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS), e coordenadora do GEAstro, Clementina Verginia Andreolla, em conjunto com bolsistas e voluntários do Grupo, consiste em duas fases. Na primeira etapa, algumas atividades foram disponibilizadas no site do GEAstro. Vídeos educativos, questionários, oficinas, cruzadinhas, atividades práticas, jogo da memória, caça-palavras, enigmas, desenhos para colorir, e vários outros passatempos distribuídos conforme as faixas etárias, fundamentados nas leis de educação vigentes atualmente, fazem parte do projeto.

De acordo com a coordenadora, os materiais disponibilizados no site são fundamentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), e foram revisados e divididos por níveis que contemplam todas as faixas etárias das crianças: Infantil (1 a 5 anos); Nível 1 (6 a 8 anos); Nível 2 (9 a 11 anos) e Nível 3 ( 12 a 14 anos).

Mais informações sobre as atividades do GEAstro estão compartilhadas nas redes sociais do grupo: