Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Avanços e Resultados: Reunião do SRI Destaca Inovação na Região

Avanços e Resultados: Reunião do SRI Destaca Inovação na Região

Publicado 8/23/2024, 4:29:57 PM, última modificação 8/23/2024, 4:40:17 PM
Reunião que aconteceu na UTFPR-PB evidenciou progresso e impacto das ações do Ecossistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná

No dia 14 de agosto de 2024, a governança do Ecossistema Regional de Inovação (SRI) do Sudoeste do Paraná, composta por representantes dos municípios de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Palmas, Pato Branco e Realeza, reuniu-se na sala de reuniões da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco. Com a presença de todos os membros da governança, incluindo a UTFPR-PB, o encontro discutiu as iniciativas do SRI e apresentou os resultados obtidos por meio das ações conjuntas realizadas até o momento.

O professor Dalmarino Setti, Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) do Campus Pato Branco da UTFPR, primeiro vice-presidente da governança do SRI, apontou que as reuniões da governança do SRI são fundamentais para o acompanhamento das ações que foram planejadas, e desta forma garantir que estas ações sejam efetivamente realizadas. Além disso, ressaltou que esses encontros são necessários para o alinhamento de ações e para identificar novas oportunidades de programas governamentais, projetos e fomento que se apresentam para os municípios e instituições da Região Sudoeste do Paraná.

O SRI atua fomentando a inovação tecnológica em diversos ambientes produtivos, sendo a soma dos esforços dos Ecossistemas Locais de Inovação. Essas ações conjuntas são conduzidas por meio da metodologia ELI (Ecossistemas Locais de Inovação), que busca identificar as cidades com maior potencial de inovação a partir de análises técnicas. Com base nessas análises, o SRI define práticas que incentivam a construção de cidades mais inovadoras, promovendo a evolução de ambientes urbanos em direção ao desenvolvimento tecnológico.

O presidente do SRI, Evandro Vicente de Cezaro Brandalizze, destacou em entrevista à Agência do Sebrae-PR que o SRI alcançou 95% de efetividade em suas ações. Ele evidenciou a sinergia existente entre as instituições envolvidas, o vasto potencial futuro e o compromisso em aproximar a inovação da população.

O SRI, dedicado a fomentar a inovação tecnológica em diversos ambientes produtivos, atua em múltiplos eixos, como a criação de ambientes inovadores e políticas públicas de governança. Desde 2022, o Ecossistema já promoveu 433 ações. Em 2023, foram criados 251 novos projetos de startups na região, somando um total de 525 startups registradas e não registradas, além de mais de 20 projetos aptos para incubação. Esses números demonstram a importância do SRI como um polo de inovação e integração tecnológica na região.

O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, ressaltou que a reunião foi uma oportunidade para apresentar boas práticas de gestão do SRI, aliado ao método de monitoramento do ELI. Ele salientou o trabalho realizado e as estratégias desenvolvidas através da colaboração entre instituições públicas e privadas, que têm gerado resultados significativos para toda a região.

Reportar erro