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Curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR-PB Recebe nota máxima em avaliação do INEP

Curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR-PB Recebe nota máxima em avaliação do INEP

Publicado 10/31/2024, 6:11:56 PM, última modificação 11/28/2024, 5:49:15 PM
Conceito máximo na renovação de reconhecimento confirma excelência do curso na formação de professores e reforça compromisso com melhorias contínuas

O curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR Campus Pato Branco obteve a nota máxima (5) na avaliação de renovação de reconhecimento de curso, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em outubro de 2024. A avaliação, promovida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é uma etapa regulatória essencial para a educação superior no Brasil, com o objetivo de elevar a qualidade da educação, a eficácia institucional e a relevância acadêmica e social das instituições de educação superior (IES). Essa nota destaca a excelência do curso na formação de professores capacitados para a educação básica.

O processo de renovação de reconhecimento do curso teve início em agosto de 2023, com o preenchimento dos questionários iniciais no sistema e-MEC, e foi concluído entre os dias 9 e 11 de outubro de 2024, com a Avaliação Externa Virtual in loco. Contou com a colaboração de diversas instâncias da UTFPR, incluindo a Pró-Reitoria de Graduação, a Procuradoria Institucional, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Diretoria de Graduação, técnicos administrativos, a coordenação do curso, o Núcleo Docente Estruturante (NDE), o colegiado do curso, o corpo docente e os acadêmicos.

A avaliação considerou três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. O Conceito de Curso (CC), que vai de um a cinco, reflete a qualidade do curso, com valores a partir de três indicando uma avaliação satisfatória. O conceito máximo cinco (5) obtido é um reconhecimento do empenho e da qualidade oferecidos pelo curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR Pato Branco .

Essa renovação de reconhecimento foi de especial importância para o curso, que passou por uma reformulação em sua grade curricular em 2018 para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, instituídas pelo Conselho Nacional de Educação em 2015. Com o conceito máximo, o curso de Licenciatura em Matemática se destaca como um polo formador de professores capacitados para a educação básica, atendendo aos mais elevados padrões de qualidade.

Apesar do excelente resultado, a avaliação apontou oportunidades de aprimoramento na grade curricular e na gestão do curso. Para o coordenador do curso, professor Waldir Silva Soares Junior, a avaliação realizada pelo INEP oferece uma importante reflexão para a comunidade acadêmica. Ele comenta:

“A avaliação do curso pelo INEP é uma ótima oportunidade, tanto para o curso em si quanto para toda a comunidade acadêmica, de voltar os olhos para si próprios. Às vezes, estamos tão imersos em nossos trabalhos, no nosso dia a dia como professores e gestores, que não paramos para olhar as potencialidades do curso, do impacto dele na sociedade e na comunidade científica. Quando vem uma avaliação externa, com um olhar de pessoas experientes, que conhecem vários cursos de Licenciatura pelo Brasil afora, ganhamos uma contribuição de valor inestimável com os apontamentos de tudo aquilo que fazemos muito bem, e tudo aquilo que podemos fazer ainda melhor para formarmos profissionais da área de educação cada vez mais capacitados para melhorar o nível da educação brasileira.”

O coordenador ainda destaca os principais pontos que se sobressaíram na avaliação: a estrutura física do campus, incluindo os laboratórios LAMAT e LIFE, o corpo docente altamente qualificado, e a gestão comprometida com a implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que segue as normativas vigentes e está alinhado ao plano de desenvolvimento institucional da universidade.


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