Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Empreendedorismo

Empreendedorismo

Publicado 11/27/2018, 12:52:37 PM, última modificação 11/3/2022, 5:38:19 PM
A Incubadora de Inovações da UTFPR Pato Branco, está entre as incubadoras selecionadas para participar do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto 2018/19 da Anprotec

Crédito de imagem site ANPROTEC

A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) divulgou o resultado das incubadoras e aceleradoras que foram selecionadas pelo Programa de Incubação e Aceleração de Impacto 2018/19.

O programa é uma realização da Anprotec, em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e com o Sebrae, cujo objetivo é mobilizar incubadoras e aceleradoras de todo o Brasil para a atração, seleção e acompanhamento de negócios de impacto social e ambiental. Para isso, a iniciativa pretende capacitar os ambientes de inovação e auxiliá-los na criação de planos de ação nessa temática.

Entre as 25 incubadoras selecionadas para participar do programa está a Incubadora de Inovações da UTFPR (IUT), do Câmpus Pato Branco.

Entre 1998 e 2017, a IUT apoiou 78 empresas incubadas e pré-incubadas de base tecnológica. Dentre as 78 empresas, 15 empresas foram apoiadas em 2017 pelo programa, sendo que 9 permaneceram até o final de 2017 (3 empresas incubadas e 6 empresas pré-incubadas).

Importante destacar também que dentre as 78 empresas apoiadas pelo programa de incubação da UTFPR Pato Branco, 8 empresas foram graduadas pela incubadora e ainda permanecem ativas na região Sudoeste do Estado do Paraná.

O último levantamento de dados econômicos de 2017 dessas empresas graduadas e que responderam a entrevista da IUT até maio de 2018 mostra que foram gerados mais de 45 milhões de reais de faturamento bruto, gerando mais de 3,4 milhões de impostos (somando municipais, estatuais e federais), além de 189 empregos diretos.

A gerente da IUT, professora doutora Geocris Rodrigues dos Santos, relatou que a equipe da IUT  está motivada a participar do edital, uma vez que “temos muitos empreendimentos desde a pré-incubação a incubação de empresas com foco na área ambiental e também de projetos de impacto social”. Em sua visão, no entanto, a incubadora nesse momento não está totalmente qualificada para aproveitar o que há de melhor nesses tipos de negócios, “foi por esse motivo que a gente se interessou em se qualificar tecnicamente para esse tipo de empreendimento para se desenvolverem de forma mais qualificada no mercado atingindo esse tipo de nicho”, declarou Geocris.. Além disso, “a gente começa a enxergar que, apesar de ser uma incubadora de base tecnológica, nós podemos atingir muito mais desenvolvimento territorial aqui em Pato Branco e no Sudoeste do Paraná com esses tipos de empreendimentos qualificando mais negócio para essa finalidade”, enfatizou a gerente.

A seguir a relação de todas as Incubadoras selecionadas para participarem do programa:

Incubadora/Aceleradora

Ayty Incubadora

Ativa Incubadora

Programa de Fortalecimento de Negócios Inclusivos de Comunhão – PROFOR

Sistema FIEP

UniIncubadora

INTEG – Incubadora Tecnológica de Guarapuava

Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI)

Incetec

Incubadora Social UFSM

Hotmilk Aceleradora

Nascente Incubadora

Incubadora Tecnológica da Unochapecó – INCTECh

Wow Aceleradora

Incubadora de Inovações da UTFPR – Pato Branco

Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM)

Núcleo de Incubação de Empreendimentos IFES São Mateus

Shell Iniciativa Jovem

Nutec Partec

Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Intuel)

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica TecVitória

Armazém da Criatividade

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – INEMONTES

Associação Wylinka

Incubac

Incubadora de Base Tecnológica – IBT/CRITT/UFJF

Confira no link: