Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Empreendedorismo

Empreendedorismo

Publicado 12/12/2018, 2:02:22 PM, última modificação 11/3/2022, 5:38:23 PM
UTFPR Câmpus Pato Branco inaugura Centro de Empreendedorismo em parceria com o SEBRAE

No dia 3 de dezembro, a UTFPR – Câmpus Pato Branco, inaugurou o Centro de Empreendedorismo, situado no Polo de Tecnologia do Sudoeste (Politec). O novo espaço é resultado do mais recente convênio entre a Universidade e o Sebrae/PR, oportunizado pelo Programa Educação Empreendedora.

O Centro de Empreendedorismo é uma unidade organizacional dentro da IES, voltada exclusivamente à formação de competências empreendedoras para contribuir com desenvolvimento dos acadêmicos no Intraempreendedorismo, estimulando a criação de novos negócios no contexto acadêmico e social. Embora esteja nas imediações da Universidade, é importante destacar, que o Centro de Empreendedorismo não fica restrito apenas aos acadêmicos, mas, o espaço é, também, voltado para a comunidade.

A ideia de criação do Centro, surgiu no contexto de execução do Programa Educação Empreendedora UTFPR e SEBRAE e se diferencia do Hotel Tecnológico e da Incubadora de Inovações existentes, no aspecto de os acadêmicos não necessitarem de incubar o seu projeto, ideia ou negócio. A iniciativa se configura em uma forma da Instituição oferecer à comunidade seus serviços e auxiliar no desenvolvimento de ideias inovadoras para quem deseja empreender.

De acordo com a coordenadora do Centro de Empreendedorismo, professora Elizandra Machado Follmann, a iniciativa deve atuar como um centro de referência de ensino, pesquisa e extensão nos temas de empreendedorismo e inovação: “Nesses dois anos de projetos, as ações foram voltadas em palestras, cursos, apresentações premiações de planos de negócios, missões internacionais, capacitações de professores, disciplinas de empreendedorismo e inovação totalizando mais 4 mil alunos atendidos pelo projeto. O Centro servirá também, como local de estágio obrigatório para acadêmicos de Administração, a exemplo da acadêmica Bianca Ukita, que já está colocando em prática os conhecimentos adquiridos no curso de Administração, principalmente no que se refere à gestão de projetos e empreendedorismo. Existe também para os próximos anos, a intenção de abertura de mais vagas, para oportunizar novos alunos”, destaca a professora.

O diretor-geral do Câmpus, professor Idemir Citadin, relatou a importância da inauguração. “Para o Câmpus Pato Branco é mais uma oportunidade de realizarmos extensão universitária com qualidade e contribuir para o desenvolvimento regional. Esperamos que importantes empresas nasçam a partir do Centro de Empreendedorismo”, destacou Citadin.

O Centro de Empreendedorismo conta com equipe integrada por professores do DAADM, técnico-administrativos e acadêmicos, sendo o expediente de segunda a sexta-feira, em horário comercial.