Exposição e Confecção de Ninhos-Iscas para Captura de Abelhas sem Ferrão
No dia 27 de setembro de 2024, das 14h às 17h, os participantes do projeto de extensão Amigos das Abelhas sem Ferrão realizaram a Exposição e Confecção de Ninhos-Iscas para Captura de Abelhas sem Ferrão (ASF), no hall de entrada do Bloco B da UTFPR-PB. O evento teve o objetivo de divulgar o projeto e a importância dessas abelhas para o meio ambiente, além de ensinar técnicas de confecção de ninhos e incentivar a criação de ASF em residências e escolas.
A programação incluiu diversas atividades, como a exposição de caixas didáticas contendo colônias de ASF (jataí, mirim droryana, mirim nigriceps, mirim guaçu, lambe-olhos - a menor abelha do mundo - e iraí), a demonstração da montagem de ninhos-isca com garrafas PET, a apresentação de materiais do projeto e a distribuição de sementes de plantas melitófilas (girassol, funcho e cosmos) para promover a criação de jardins que atraiam abelhas. Durante a exposição, os visitantes puderam entender melhor o funcionamento das colmeias, visualizar abelhas-rainhas e saborear méis de espécies nativas, como Jataí, Bugia e Manduri, além de degustar um delicioso pão de mel com chás de ervas aromáticas.
O evento foi organizado pelo professor Fábio de Freitas Lima (DAMEC), coordenador do projeto de extensão, com o apoio do técnico-administrativo Vitor Baldin (DAMEC) e a colaboração do técnico-administrativo Renato Carpenedo (DIRPLAD), da professora aposentada Ana Cristina Alves Silveira Lima, além dos acadêmicos extensionistas Gabriel Gonçalves do Nascimento, Laura Finco Martins, Maurício Henrique Glovacki e Samuel Silva de Paulo.
O professor Fábio destacou que o projeto “tem sido elogiado pelo ineditismo do tema Sustentabilidade (Ambiental) e Inclusão (Social) na comunidade e entidades parceiras. Os critérios ESG, alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelo Pacto Global, uma iniciativa mundial da ONU e diversas entidades internacionais, nunca haviam sido abordados sob a perspectiva das Abelhas Nativas com a metodologia utilizada até então.”
Dessa forma, a UTFPR-PB está contribuindo para a disseminação de um tema atual, mas ainda pouco compreendido pela maioria. Sendo a criação de ASF uma atividade terapêutica que promove a saúde mental e a melhoria na qualidade de vida, o projeto se alinha com o ODS 3. Além disso, ao incentivar boas práticas de plantio de hortas, jardins e árvores, bem como o cuidado e preservação das abelhas sem ferrão, o projeto também está alinhado com os ODS 2 e 15.
O acadêmico de Engenharia Elétrica, Maurício Henrique Glovacki, mencionou: "Participar do projeto é uma experiência bem interessante, pois oferece conhecimentos diferentes dos conteúdos técnicos abordados no curso. Então, questões ambientais que não seriam tratadas em sala de aula estão sendo trabalhadas no projeto de extensão, e isso é muito importante para a nossa formação."
O projeto seguirá expandindo suas ações de conscientização com novas atividades, como a apresentação do Meliponário-Berçário de colônias de ASF capturadas no Campus UTFPR-PB e uma oficina de transferência dessas colônias, retiradas de ninhos-iscas feitos de garrafas PET, para caixas de madeira confeccionadas na marcenaria da UTFPR-PB. Essas ações reforçam o compromisso com a educação ambiental e a preservação das abelhas sem ferrão.
A equipe do projeto agradece a todos os envolvidos — servidores, alunos e comunidade externa — pelo interesse e participação no evento. Ainda há muito desconhecimento sobre as abelhas sem ferrão, tornando essa participação e interesse fundamentais para ampliar a conscientização.