Extensão
No dia 17 de abril, o curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, da UTFPR - Câmpus Pato Branco, promoveu uma visita técnico-cultural à Reserva Indígena de Mangueirinha (PR). A visita teve a mediação do egresso Renan Cesar Venazzu Foschiera, que atua como docente na área de língua inglesa na Escola Estadual Indígena Jykre Tãg.
Durante a visita, acadêmicos e professores tiveram contato com atividades tradicionais que fazem parte da Semana Cultural Kaingang, que é promovida anualmente pela comunidade indígena de Mangueirinha, na semana em que se comemora o Dia do Índio, no Brasil.
A programação contou com danças, trilhas, amostra artesanal histórica, comidas típicas, ervas medicinais e até uma trilha lendária! Na avaliação do acadêmico Rafael Bonfim, a experiência foi singular. “Agregou conhecimento transcultural, empatia pela rica cultura e ainda mais paixão pela docência, pois desejo um dia atuar como professor em uma escola indígena”, declarou. O acadêmico fez questão, de salientar, também, que seu coração bate muito forte por esse universo e que deseja um diacontribuir e somar na educação indígena, seja na alfabetização ou em projetos que transformem o desenvolvimento na área da escrita e leitura.
Para as professoras Márcia Oberderfer Consoli e Susiele Machry da Silva, que acompanharam os alunos, a visita, e mais precisamente o diálogo e o contato com escolas indígenas, oportunizam experiências enriquecedoras para a formação dos acadêmicos de Letras, os quais devem conhecer e estar preparados para a atuação docente em diferentes contextos, reconhecendo e valorizando a diversidade cultural.
No encerramento da visita, os acadêmicos fizeram a entrega de donativos que haviam sido angariados pelo quinto período do curso de Letras quando da organização de um evento, e tiveram a oportunidade de compartilhar de um café que foi preparado pela Escola Jykre Tãg. Durante essa partilha, tiveram um diálogo muito interessante com a diretora da escola, professora Susan Carneiro, que, relatou experiências, caminhos, dificuldades, superações e vitórias do professor inserido no contexto escolar indígena.
Ainda, segundo as professoras Márcia e Susiele, os diálogos de aproximação do curso de Letras com a cultura indígena, visam propiciar aos acadêmicos, e também aos professores, a oportunidade de vivenciar na prática o ensino e as práticas educacionais nas escolas indígenas. “A acolhida carinhosa de professores e alunos da escola nos mostram o quanto somos próximos e o quanto é importante que nossas práticas pedagógicas não construam pontes, nem fronteiras, e sim sejam abertas, receptivas e inclusivas”, afirmou a professora Susiele.
A visita faz parte do projeto de extensão “Aproximação e Diálogo entre a Universidade e a Cultura Indígena”, coordenado pelas professoras do curso de Letras Português-Inglês da UTFPR Câmpus Pato Branco, Márcia Oberderfer Consoli, Rosangela Aparecida Marquezi e Susiele Machry da Silva.
Fotos: Márcia Oberderfer Consoli