Extensão
O mercado de trabalho demanda cada vez mais por profissionais qualificados e os indicadores apontam a carência de mão-de-obra qualificada na área de Redes de Computadores. Esses dados se comprovam na pesquisa “Networking Skills in Latin America”, realizada em 2016, conduzida pela International Data Corporation (IDC), a qual mostra que o déficit de profissionais capacitados na área de redes de computadores é de aproximadamente 470 mil profissionais na América Latina e que o Brasil responde por 50% Brasil desse déficit.
No Sudoeste do Paraná e regiões próximas, esse cenário não é diferente. Existe uma grande demanda por profissionais na área de configuração e gerenciamento de equipamentos de redes. Os profissionais que buscam se especializar na área de redes precisam se deslocar à capital ou à região oeste do Paraná. E além de eles terem que custear as despesas com locomoção, também tem o custo com o curso em si, restringindo o acesso a essa área de formação a poucos, tornando a oportunidade de qualificação nessa área não igualitário, nas mais diversas áreas do conhecimento.
Ciente dessa realidade, o professor do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), da UTFPR – Câmpus Pato Branco, doutor Fábio Favarim, com o intuito de compartilhar os conhecimentos que possui na área e almejando amenizar essa demanda propôs a oferta do projeto de extensão "Despertando Jovens Talentos em Redes de Computadores. O projeto surge com a premissa de “contribuir com a sociedade por meio do provimento de cursos continuados de redes de computadores de forma a preparar jovens de baixa renda para o mercado de trabalho nesse segmento”. O professor entende que “é preciso propiciar alternativas para a população que tem acesso limitado à educação para buscar qualificação de acordo com a necessidade do mercado”.
A iniciativa tem por objetivo desenvolver a aptidão através da formação técnica gratuita para esses jovens, através de um curso dividido em dois módulos de 76 horas cada, cada módulo abrangendo um determinado conjunto de tópicos na área de redes de computadores, preparando esses jovens para que possam atuar profissionalmente no mercado de trabalho com instalação, configuração manutenção de redes de computadores. Além disso, visa também o encaminhamento dos alunos para realização de certificação Cisco CCENT e a realização de estágio em empresas da área. Os módulos são totalmente práticos, realizados em laboratório de redes usados em disciplinas da área de redes nos cursos de graduação e especialização ofertados pela UTFPR.
O curso tem como público-alvo jovens com idade a partir de 16 anos e que sejam estudantes ou tenham concluído o Ensino Médio, preferencialmente, na rede pública. Estão sendo ofertadas 25 vagas. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas até 29 de março, pelo site www.pb.utfpr.edu.br/talentosredes/inscricao.
Os participantes receberão, gratuitamente, almoço nos dias das aulas e transporte para os alunos que necessitam e residem no município de Pato Branco patrocinados pela empresa Ampernet Telecom.
A divulgação e a seleção serão feitas pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco e pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), sendo que a seleção consistirá de uma prova composta por questões de conhecimento geral, matemática e lógica, a ser aplicada na UTFPR, no dia 02 de abril de 2018, pela manhã (8h30min), tarde (13h30min) ou noite (19h00min), conforme a disponibilidade do aluno. O resultado da seleção será publicado no dia 05 de abril de 2018 e as aulas terão início no dia 07 de abril de 2018.
As aulas acontecerão nos laboratórios do DAINF do Câmpus, aos sábados das 8h15min às 12h15min e das 13h15min às 17h15min, entre os meses de abril a outubro, conforme cronograma de aulas.
Os cursos a serem realizados, contam com parceria da Academia Cisco, um programa educacional destinado a formação técnica na área de redes de computadores. Este programa está implementado em diversos países e já qualificou milhares de profissionais. Além da qualificação, o programa tem por objetivo prover ao aluno um certificado de qualidade, com reconhecimento internacional. A condição privilegiada dos certificados Cisco garante um diferencial na hora de obter um emprego. Os alunos ao término de cada módulo farão um prova e caso obtenham êxito, terão certificados da Cisco e da UTFPR.
Além do professor Favarim, esse projeto conta com outros professores do DAINF do Câmpus Pato Branco da UTFPR, além de um professor da UTFPR do Câmpus Curitiba.
A realização do projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Academia Cisco, Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Ivânia Ramos Consultoria e tem o patrocínio da Ampernet Telecom.
Mais informações podem ser obtidas no site do projeto http://www.pb.utfpr.edu.br/talentoredes ou com o Prof. Dr. Fábio Favarim, através do e-mail favarim@utfpr.edu.br