Notícias
/
Pato Branco
/
Feira de produtos orgânicos e artesanais

Feira de produtos orgânicos e artesanais

Publicado 6/1/2023, 2:21:30 PM, última modificação 6/1/2023, 2:26:36 PM
UTFPR realiza projeto que proporciona acesso da comunidade patobranquense a alimentos saudáveis

Feira sendo realizada em um dos bairros de Pato Branco

No dia 1º de abril de 2020, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Organização Mundial do Comércio e Organização Mundial da Saúde divulgaram um alerta sobre os riscos de uma crise alimentar que vem se intensificando desde 2019. O pronunciamento destes três importantes órgãos mundiais reforça a urgência da temática, uma vez que, ao longo dos últimos anos, a população mundial em situação de insegurança alimentar aguda passou de 135 milhões para 345 milhões.

Frequentemente, o Programa Mundial de Alimentos da ONU divulga alertas para o crescente desabastecimento e desnutrição mundial com indicações de que, caso não se busquem soluções concretas, o quadro pode se agravar. Nesse sentido, instituições e pesquisadores de diversas regiões do país e do mundo trabalham maneiras de repensar a segurança alimentar, visando construir iniciativas locais que favoreçam a produção de alimentos saudáveis, desenvolvimento de pequenos produtores rurais e o acesso da população a produtos livres de defensivos agrícolas, nocivos à saúde.

Na Região Sudoeste do Paraná, diversas organizações têm se mobilizado para propor a construção de circuitos curtos de comercialização, onde o agricultor vende seus produtos diretamente ao consumidor. Para contribuir com essas iniciativas, em 2018, nasceu o Projeto Feira Orgânica do Bairro, coordenado pelo professor Miguel Angelo Perondi, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). A iniciativa da UTFPR Pato Branco conta com parceiros como a Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (ASSESOAR), Prefeitura Municipal de Pato Branco, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), Instituto Agronômico do Paraná (IDR) e de produtores orgânicos de Pato Branco.

O projeto busca apoiar o estabelecimento de feiras ecológicas que abastecem a população dos bairros da cidade de Pato Branco, além de colaborar com a divulgação e troca de conhecimentos especializados entre a universidade e agricultores da região, que produzem alimentos saudáveis de forma sustentável. Por meio desta iniciativa, a população local encontra oportunidades para adquirir uma alimentação saudável, a um preço acessível e oriunda da produção local. Ao mesmo tempo, se reforça a aproximação dos agricultores com consumidores, ou seja, aproxima o campo da cidade.

Além disso, o projeto possibilita a realização de pesquisas que envolvem docentes e discentes do PPGDR, bem como, acadêmicos de iniciação científica dos cursos de graduação e técnico. Dentre as pesquisas da pós-graduação, destacam-se o trabalho de André Duarte, sobre relações socioeconômicas na Feira do Produtor de Francisco Beltrão, e a pesquisa, em desenvolvimento, de duas teses de doutorado: Márcia Domênica Cunico, cuja defesa ocorrerá em 2023, e Mirian Cozer, que defenderá em 2025. Ambas buscam compreender a relação entre (in)segurança alimentar e obesidade.

Todas essas iniciativas de extensão e pesquisa possuem como marco histórico o ano de 2016, quando a UTFPR, sob a coordenação do professor Thiago de Oliveira Vargas, do Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGAG), inaugurou a Feira Orgânica da UTFPR (FEPOT) que possibilitou o acesso da comunidade acadêmica a alimentos saudáveis. Essa feira ainda ocorre toda quinta-feira, no pátio entre blocos L e M, em que os agricultores trazem seus produtos orgânicos certificados direto do campo para serem comercializados no campus.