Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Formação de Educadores em Astronomia

Formação de Educadores em Astronomia

Publicado 6/16/2023, 10:13:00 AM, última modificação 6/16/2023, 11:37:51 AM
Realizada cerimônia de encerramento da Fase 1 da primeira turma do Curso Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-Aprendizagem em Astronomia

Encerramento da Fase 1 da primeira turma do curso
Créditos Fotos: Prefeitura Municipal de Pato Branco

No dia 03 de junho de 2023, no Espaço Astronomia da UTFPR-PB, às 11h, aconteceu a Cerimônia Solene de encerramento, Fase 1, da primeira turma do Curso Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino - Aprendizagem em Astronomia - Formação de Educadores, que concluiu as aulas/atividades previstas no curso em junho de 2023.

A cerimônia contou com a presença dos organizadores e idealizadores do curso, professora Clementina Verginia Andreolla e do secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Colla.

O evento foi marcado pela entrega de kits didáticos de peças 3D aos professores que participaram do curso. Os kits são compostos por materiais que podem ser utilizados em sala de aula para melhor entendimento dos assuntos relacionados à Astronomia.

O curso é ofertado aos professores da rede pública municipal de ensino de Pato Branco por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Pato Branco, no âmbito das atividades da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI) e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), e a UTFPR Campus Pato Branco.

Na universidade, o curso está sob a responsabilidade do Programa de Extensão Astronomia para Todos: Astronomia, Astronáutica e Ciências Afins e do Grupo de Estudo, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia (GEAstro), ambos coordenados pela professora Tina Andreolla e vinculados ao Departamento Acadêmico de Física (DAFIS).

Uma nova turma do curso já iniciou suas atividades em março deste ano e a primeira aula foi ministrada por Janer Vilaça, Astrônomo e embaixador da União Astronômica Internacional (IAU) no Brasil.