Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Internacionalização

Internacionalização

Publicado 12/13/2023, 10:07:11 AM, última modificação 12/13/2023, 10:13:52 AM
UTFPR-PB recebe visita de professor da Universidade Nacional de Cuyo (UNCuyo) - Argentina

De 03 a 10 de dezembro de 2023, a UTFPR Campus Pato Branco recebeu o professor Juan Marcos Juricich, engenheiro agrônomo e professor da Universidade Nacional de Cuyo (UNCuyo), localizada em Mendoza, na Argentina. Com uma experiência de 38 anos como docente, Juricich compartilhou seu conhecimento por meio de palestras e fez visitas em Pato Branco e na região, acompanhado dos professores Idemir Citadin e Andre Brugnara Soares, do Departamento Acadêmico de Agronomia.

Entrevistado sobre suas atividades fora da universidade, o professor destacou que, além da sua atuação no ambiente acadêmico, dedica-se também a uma empresa apícola, com atividades focadas na produção de mel, pólen, própolis e na prestação de serviços de polinização. Além disso, dedica-se à produção de vinho artesanal Malbec e de azeite de oliva.

A vinda do professor Juricich à UTFPR-PB se deu através do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (MARCA), do qual o curso de Agronomia faz parte. O programa oportunizou uma colaboração ainda mais profunda entre a UTFPR-PB e a UNCuyo, iniciada com a primeira vinda do professor Juricich à universidade em 2017, quando sua presença inspirou estudantes da UTFPR-PB a explorar oportunidades na Argentina. Agora, sua visita teve como objetivo fortalecer os laços estabelecidos desde então.

Além de participar de atividades no campus e realizar palestra sobre a importância das abelhas na polinização de pomares, o professor Juan realizou algumas visitas na região: a pequenas cantinas em Mariópolis, à Vinícola São Francisco de Salles; à propriedade de André Simonetti; ao Polo Regional de Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Regional do Paraná (IDR), à propriedade de Pedro Dandrós (Sítio Recanto das Cachoeiras). Além disso, fez uma fala curta na reunião do Conselho Municipal do Turismo de Pato Branco (COMTUR) e  ministrou palestra na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEA-PB) sobre a importância de insetos polinizadores e potenciais problemas de mortalidade das abelhas.

Questionado sobre sua experiência no município, Juricich expressou seu encanto e paixão pela cidade de Pato Branco, evidenciando elementos que o cativaram nessa visita, como a tradição de Natal. Ele destacou ainda a riqueza natural, a biodiversidade, a abundância de água e os parques naturais. "Estou encantado, estou apaixonado", concluiu Juricich, acrescentando que moraria em Pato Branco caso decidisse mudar de país, elogiando o crescimento significativo da cidade, que “apesar de ter apenas 50 anos, impressiona com seu desenvolvimento”.

Por fim, o professor Juricich enfatizou que essa parceria entre a UTFPR-PB e a UNCuyo é especialmente atraente para os estudantes, pois proporciona a oportunidade de se especializarem em viticultura e apicultura, algo diferenciado em relação à formação de agrônomos no Brasil, caracterizando-se assim numa formação acadêmica enriquecida, permeada por uma visão global e pela diversidade cultural.