Internacionalização
A proposta "EMI for Universities in the State of Paraná", coordenada pelas professoras Michele Salles El Kadri (UEL), Luciana Cabrini S. Calvo (UEM) e Taisa Pinetti Passoni (UTFPR, Câmpus Pato Branco), recebeu financiamento do RELO Office - Escritório Regional de programas de Língua Inglesa, da Embaixada dos EUA - para oferta de curso sobre inglês como meio de instrução (English as a medium of Instruction - EMI) para a formação de professores da pós-graduação do Estado do Paraná.
A iniciativa abrangerá as sete universidades estaduais do Paraná, além da UTFPR e UFPR. Ela tem o apoio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), e dos Escritórios de Relações Internacionais da UEL e UEM.
O professor doutor Christopher Stillwell, da Universidade da Califórnia (Irvine) e do College of the Sequoias (USA) irá ministrar o curso. O professor tem experiência de mais de 15 anos lecionando em países como Egito, Peru, Laos, Espanha, Japão e EUA; publicou pela TESOL Press dois livros da coleção “Language Teaching Insights from Other Fields”, em que aborda contribuições de diferentes áreas para o ensino de línguas. Ele atua como especialista em língua inglesa para o Departamento de Estado (USA) e é responsável pelo design de cursos para formação de professores em EMI na UC Irvine.
A iniciativa tem como objetivo desenvolver conhecimento teórico-prático sobre EMI, contribuindo, assim, para a oferta de cursos em língua inglesa nos cursos de pós-graduação das universidades do Paraná, além de possibilitar a construção de uma comunidade de professores das instituições do Estado que ministram ou têm interesse em ministrar aulas em inglês.
Atividade será realizada ao longo de cinco semanas, com início em 22 de outubro e, como são vagas limitadas, os Escritórios de Relações Internacionais e as Pró-reitorias de Pós-graduação das universidades selecionarão os interessados com critérios específicos que atendam às políticas internas de cada universidade.
Para Luciana Cabrini S. Calvo, coordenadora da proposta na UEM, "essa iniciativa oportunizará o desenvolvimento profissional de docentes que desejam ministrar ou já ministram aulas em inglês. Ao interagir com o especialista virtual, com as coordenadoras da proposta e com docentes das IES do PR, os participantes do curso aprimorarão seus conhecimentos sobre EMI para que possam implementar essa prática em suas aulas, contribuindo, assim, para a internacionalização dos cursos”.
Segundo Michele El Kadri, coordenadora da proposta na UEL, “a proposta dá continuidade a outras iniciativas existentes nas universidades para que a discussão e reflexão sobre o uso do inglês como meio de instrução aconteça, inclusive a necessidade da problematização dos motivos, razões, contextos que a perspectiva pode trazer para os currículos dos cursos de pós-graduação”.
Para a coordenadora Taisa Pinetti Passoni, da UTFPR, “o curso apresenta duas grandes vantagens geradas pela interação online. Primeiramente será um espaço para interlocução entre os professores das universidades públicas do Estado, de modo que poderão surgir parcerias entre profissionais de áreas afins. E para nós, que atuamos especificamente com a Língua Inglesa, será um momento para identificarmos as demandas dos docentes, bem como para ressaltarmos a relevância de ações em prol dos idiomas, já que as línguas são ferramentas indispensáveis para internacionalização das universidades, seja para envio ou para recebimento de professores e estudantes.”
Outras iniciativas do grupo
Esta é a segunda proposta das três coordenadoras a ser contemplada pelo Relo Office desde o início da pandemia. No dia 14 de setembro começou a ser realizado o curso "Content and Language Integrated Learning (CLIL) and Technologies for teachers in Paraná", ministrado pela Maria Dantas-Whitney, coordenadora do Bilingual Teachers Scholars Program da Western Oregon University (USA). Nesta atividade, o público-alvo são professores em formação inicial do curso de Letras, com habilitação em língua inglesa da UEM, UEL e UTFPR, além de professores já em serviço, totalizando aproximadamente 100 participantes de diferentes regiões do Estado.
Ambos os cursos estão vinculados às pesquisas das três coordenadoras, de modo que já está sendo viabilizado um projeto que envolve as instituições parceiras para que seja possível investigar e divulgar os resultados da iniciativa nos próximos dois anos.
As docentes têm desenvolvido estudos na área de ensino de língua inglesa, e dentre os trabalhos em colaboração, destacam o lançamento que ocorrerá em breve do livro "Language policies and internationalization of Higher Education institutions in Brazil: Contributions from Applied Linguists", publicado em formato digital e gratuito pela Editora Pontes. A obra conta com oito capítulos de pesquisadores de diferentes universidades brasileiras que têm se dedicado à dinâmica entre o inglês e processo de internacionalização das universidades.
Prof. Dr. Christopher Stillwell, da Universidade da Califórnia (Irvine) e do College of the Sequoias (USA) que irá ministrar o curso para os professores de pós-graduação.
Assessoria de Comunicação (ASCOM UTFPR-PB) e Assessoria de Comunicação Social (ASC - UEM)