Página Inicial
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Internacionalização

Internacionalização

Publicado 3/10/2021, 6:02:55 PM, última modificação 11/3/2022, 5:39:21 PM
Professor do PPGL participa de Seminário de Mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa do ILCH, de Portugal

No dia 05 de março, o professor do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), da UTFPR, Câmpus Pato Branco, Wellington Ricardo Fioruci, realizou, por videoconferência, o seminário “Literatura & Cinema: trilhas da contemporaneidade”, dirigido a estudantes de Mestrado do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) e do Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal.

O evento foi organizado pela Diretora do Mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa do ILCH da UMinho e professora catedrática, Eunice Ribeiro.

A experiência junto à UMinho, propiciou, segundo Wellington, a abordagem de algumas das principais teorias acerca do contemporâneo, com foco no pós-modernismo e no pós-colonialismo, visando à análise de algumas obras fílmicas e literárias. O professor foi convidado haja vista o interesse mútuo pelas pesquisas desenvolvidas sobre literatura e cinema contemporâneos. Atualmente, Wellington faz parte do grupo de pesquisa Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s), da Universidade do Minho (UMinho).

Para o professor, “o evento permite a troca de perspectivas críticas e teóricas, importantes na medida em que fortalece os laços de pesquisa e cooperação com esta instituição estrangeira e, consequentemente, amplia a visibilidade da UTFPR  em termos de internacionalização”. A discussão conecta-se à área de literatura e outras artes, bastante em voga na contemporaneidade no campo das Letras, a qual dialoga com as linhas de pesquisa desenvolvidas tanto no Mestrado da UMinho quanto no Mestrado em Letras da UTFPR, onde Fioruci atua.