Inventum

Publicado 11/13/2019, 11:38:31 AM, última modificação 11/3/2022, 5:38:51 PM
Pato Baja lança novo protótipo para competições

A equipe Pato Baja lançou no último dia 8, primeiro dia da Feira Inventum, o Atlas 2, o novo protótipo para competições de Fórmula Baja. O veículo foi projetado integralmente pelos alunos do Câmpus Pato Branco e já estreará nesta quarta (13) durante a etapa Sul da Fórmula Baja, realizada em Caxias do Sul (RS).

O projeto do Atlas 2 teve início no último mês de março. Com as mudanças, o novo veículo passou a contar com melhorias na aerodinâmica e suspensão, além da aplicação de materiais mais leves que possam reduzir o peso e, consequentemente, aperfeiçoar o desempenho nas provas.

O novo veículo Atlas 2 foi batizado com este nome em homenagem à empresa Atlas Eletrodomésticos, que destinou recursos financeiros para a construção do veículo.

“Trabalhar em um projeto como a formulação deste novo protótipo exige a aplicação prática do que aprendemos em sala de aula. Isso, por si, já é um importante ganho. No entanto, os benefícios vão além, uma vez que também aprendemos a trabalhar em equipe em torno de um objetivo comum”, comenta Juliana Sanguanini, estudante do sexto período de Engenharia Elétrica e uma das integrantes da equipe.

O coordenador do projeto, professor do Ricardo Bernardi, destacou que “de todas as peças do veículo possíveis de serem construídas, apenas quatro não foram fabricadas pelos alunos, que são os amortecedores, o cvt, as rodas e as pinças de freio”. Em seu pronunciamento destacou que “a competição do baja é bastante disputada e reúne cerca de 90 instituições brasileiras de engenharia”.

Atualmente, a Pato Baja é composta por 38 alunos das engenharias Civil, de Computação, Elétrica e Mecânica do Câmpus Pato Branco. A equipe é bicampeã nacional de suspensão e campeã Sul de tração. O projeto é coordenado pelos professores Ricardo Bernardi e Adelino Maccarini.

Sobre a Fórmula Baja

Destinada aos estudantes de engenharia, a Fórmula Baja consiste em uma competição de protótipos do tipo off road projetados, construídos e testados pelos próprios alunos. O desempenho dos carros é oficialmente analisado em competições divididas em etapas regionais, nacionais e internacional.

Reportar erro