Pato Branco
Maior competição científica do Brasil

Publicado 5/23/2024, 4:03:33 PM, última modificação 5/23/2024, 5:03:55 PM
Solenidade premia destaques regionais da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

No dia 02 de maio, às 09h30, ocorreu a Solenidade de Premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no Anfiteatro do Campus Pato Branco. A organização do evento ficou a cargo do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Pato Branco e do professor Gilson Tumelero, do Departamento Acadêmico de Matemática da UTFPR-PB (DAMAT) e coordenador regional do Polo de Iniciação Científica.

Durante a cerimônia, foram entregues 63 medalhas a 46 estudantes de 24 escolas dos municípios de Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Vivida, Mangueirinha, Pato Branco, Paula Freitas, São João, Saudade do Iguaçu e Sulina. Entre os premiados, 17 estudantes receberam medalhas nacionais e estaduais, enquanto 29 foram agraciados com medalhas estaduais.

Além dos alunos, duas professoras dos municípios de Mangueirinha e Pato Branco também foram premiadas, assim como uma escola de Pato Branco, todas reconhecidas pelo excelente desempenho de seus estudantes na 18ª OBMEP.

“Neste ano, a olimpíada reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas nesta edição.”

“A novidade da 18ª edição ficou por conta do aumento no número de premiados. A nível nacional, serão distribuídas 8,4 mil medalhas (650 ouros, 1.950 pratas e 5.850 bronzes), além de 51 mil menções honrosas. A olimpíada premia separadamente escolas públicas e particulares e, este ano, dobrou o número de premiações das instituições privadas. Também serão distribuídas ao menos outras 20,5 mil medalhas estaduais.” (obmep.org.br).

Reportar erro