Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Mestrado Interinstitucional - MINTER

Mestrado Interinstitucional - MINTER

Publicado 12/28/2022, 11:21:04 AM, última modificação 12/28/2022, 11:23:24 AM
Alunos da Argentina que estão cursando o Mestrado Interinstitucional (MINTER) no PPGAG visitam a UTFPR-PB

Alunos e professores do PPGAG.

A UTFPR Pato Branco recebeu, dos dias 14 a 16 de dezembro, a visita de seis alunos da Argentina que estão cursando o Mestrado Interinstitucional (MINTER/Capes) no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG).

Esses alunos vieram conhecer o campus e toda a sua estrutura, como laboratórios e área experimental. Também participaram de reunião de orientação com seus respectivos orientadores, bem como de uma reunião de todos os discentes do PPGAG com a Coordenação do curso.

Os projetos de Mestrado e Doutorado Interinstitucional (MINTER e DINTER) são oferecidos graças a um Acordo de Cooperação Técnica firmado e aprovado pela Capes em 2021.

Tais projetos têm como objetivo permitir a utilização da competência de programas de pós-graduação reconhecidos pelo MEC para, com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabilizar a formação de mestres e doutores fora dos centros/regiões mais consolidados de ensino e pesquisa.

Assim, o referido acordo permitiu a cooperação entre a UTFPR-PB, por meio do PPGAG, e a Universidad Nacional de Misiones (UNaM), da Argentina, visando propor a oferta de um Programa de Mestrado Interinstitucional (MINTER) Internacional para os docentes da UNaM.

A finalidade é formar profissionais qualificados para o exercício das atividades de pesquisa, extensão e magistério superior, nos diferentes ramos da Agronomia, e preparados para o estudo e solução de demandas da agricultura regional, nacional e internacional.

A primeira turma MINTER foi selecionada no início de 2022 e iniciou as atividades no curso de mestrado do PPGAG com 11 estudantes argentinos, professores da UNaM.

A Coordenação atual do MINTER é do professor do PPGAG Thiago de Oliveira Vargas, mas diversos professores do PPGAG ofertam disciplinas na Argentina e orientam as dissertações dos discentes argentinos.

As vagas para o MINTER são oferecidas em edital específico e o PPGAG é o único programa participante da UTFPR-PB.