Mestrado Interinstitucional - MINTER
A UTFPR Pato Branco recebeu, dos dias 14 a 16 de dezembro, a visita de seis alunos da Argentina que estão cursando o Mestrado Interinstitucional (MINTER/Capes) no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG).
Esses alunos vieram conhecer o campus e toda a sua estrutura, como laboratórios e área experimental. Também participaram de reunião de orientação com seus respectivos orientadores, bem como de uma reunião de todos os discentes do PPGAG com a Coordenação do curso.
Os projetos de Mestrado e Doutorado Interinstitucional (MINTER e DINTER) são oferecidos graças a um Acordo de Cooperação Técnica firmado e aprovado pela Capes em 2021.
Tais projetos têm como objetivo permitir a utilização da competência de programas de pós-graduação reconhecidos pelo MEC para, com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabilizar a formação de mestres e doutores fora dos centros/regiões mais consolidados de ensino e pesquisa.
Assim, o referido acordo permitiu a cooperação entre a UTFPR-PB, por meio do PPGAG, e a Universidad Nacional de Misiones (UNaM), da Argentina, visando propor a oferta de um Programa de Mestrado Interinstitucional (MINTER) Internacional para os docentes da UNaM.
A finalidade é formar profissionais qualificados para o exercício das atividades de pesquisa, extensão e magistério superior, nos diferentes ramos da Agronomia, e preparados para o estudo e solução de demandas da agricultura regional, nacional e internacional.
A primeira turma MINTER foi selecionada no início de 2022 e iniciou as atividades no curso de mestrado do PPGAG com 11 estudantes argentinos, professores da UNaM.
A Coordenação atual do MINTER é do professor do PPGAG Thiago de Oliveira Vargas, mas diversos professores do PPGAG ofertam disciplinas na Argentina e orientam as dissertações dos discentes argentinos.
As vagas para o MINTER são oferecidas em edital específico e o PPGAG é o único programa participante da UTFPR-PB.