MISOSUL
De 28 a 30 de setembro de 2021, tendo como sede a cidade de Pato Branco, Paraná, será realizado, na modalidade online, a II Reunião Técnica Sul-Brasileira de Pesquisa de Milho e Sorgo (MISOSUL).
O evento surgiu a partir do reconhecimento da relevância da cadeia produtiva do milho e do sorgo nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que organizaram a Iª MISOSUL, realizada na cidade de Chapecó-SC, no ano de 2019. Com isso, as reuniões técnicas do Rio Grande do Sul (63ª Reunião Técnica Anual de Pesquisa do Milho e a 46ª Reunião Técnica Anual de Pesquisa do Sorgo), de Santa Catarina (11ª Reunião Técnica Catarinense de Pesquisa de Milho e 1ª Reunião Técnica Catarinense de Pesquisa de Sorgo) e do Paraná (1ª Reunião Técnica Paranaense de Pesquisa de Milho e Sorgo) integraram-se e passaram a ocorrer a cada dois anos, de forma itinerante.
A MISOSUL tem o intuito de proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e experiências dos profissionais, pesquisadores, professores, acadêmicos, agricultores envolvidos na cadeia produtiva de milho e sorgo, e especialistas na área destas culturas com o objetivo de discutir os aspectos da situação atual, perspectivas, tecnologias existentes e suas aplicações e novas possibilidades para o desenvolvimento das culturas do milho e sorgo nos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.
A programação do MISOSUL contempla palestras, apresentações de painéis com temas voltados à temática “Milho e Sorgo” e haverá espaço para apresentação de trabalhos.
Os interessados em submeter trabalhos, devem efetuar a inscrição e submeter os resumos, até 25 de agosto, conforme informações disponibilizadas na página do evento.
Para a edição 2021 da MISOSUL, a Presidência da Comissão Organizadora está sob responsabilidade da professora do departamento acadêmico de Ciências Agrárias (DAGRO), da UTFPR, Campus Pato Branco, Adriana Paula D’Agostini Contreiras Rodrigues. Também compõe a comissão representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA-RS), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (RS), da Sociedade Educacional Três de Maio/RS (SETREM), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). As entidades realizadoras do evento são a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEAPB) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), com apoio da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR) e da Mutua - PR - Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA/PR.
Para a edição 2021 da MISOSUL, a temática central será “Resiliência do milho e do sorgo frente aos estresses bióticos e abióticos”. De acordo com a professora Adriana, “nas três noites do evento contaremos com palestrantes de renome internacional, abordando temas ligados aos principais problemas que afetam as culturas do milho e do sorgo, com destaque para as questões climáticas e os danos causados por patógenos”. Além disso, “a Comissão Organizadora espera contribuir para que as cadeias do milho e do sorgo, fundamentais tanto na produção de grãos como para a produção animal, sejam produtivas e capazes de resistir às adversidades impostas num cenário atual de mudanças climáticas e de ataque de pragas, como observado na última safra 2020/2021, mantendo a sua importância e contribuindo para a segurança alimentar”, declarou a presidente da MISOSUL 2021.