Misosul
Milho e Sorgo são as estrelas da Misosul – II Reunião Técnica Sul-Brasileira de Pesquisa que está sendo realizada nos dias 28, 29 e 30 de setembro. O evento é totalmente online e reúne autoridades e especialistas de um dos principais setores do país a Agronomia.
No primeiro dia do evento, autoridades participaram da abertura do evento e destacaram a importância de ações como esta para fomentar e discutir os principais problemas e soluções que estão sendo realizadas na região Sul do país.
Com a promoção e realização da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, a presidente da Comissão Organizadora “reconhecendo a relevância da cadeia produtiva do milho e do sorgo nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, diversas Instituições uniram-se para levar até vocês, a MISOSUL – Reunião Sul Brasileira de Pesquisa de Milho e Sorgo. A partir do sucesso alcançado está sendo realizada esta segunda edição”, disse Adriana Paula D Agostini Contreiras Rodrigues, que ainda enviou mensagem de sucesso a todos os que estiveram participando direta ou indiretamente deste evento. “Desejo que possamos sair melhor do que chegamos, carregando na bagagem conhecimento técnico capaz de promover mudanças”, afirmou Adriana em seu discurso de abertura.
Durante a transmissão de abertura participaram autoridades dos três estados do Sul do Brasil sendo o engenheiro agrônomo Luís César Cassol, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – CREA-PR, engenheiro Ricardo Rocha, o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco, o engenheiro agrônomo Edson Roberto Silveira, o diretor Financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA, a MÚTUA-PR, engenheiro mecânico Harlon Luna Ferreira, o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, Norberto Ortigara, o diretor-geral da UTFPR, Campus Pato Branco, Gilson Ditzel Santos e o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho.
No discurso, o reitor da UTFPR citou as comemorações de aniversário da instituição e destacou o potencial da Universidade e do evento. “Além de todo o trabalho em união em prol da melhoria da qualidade e busca de soluções para essas variedades, tanto o milho quanto o sorgo trazem valores agregados. Desejo a todos os palestrantes um ótimo desempenho ciente da contribuição desses trabalhos de pesquisa e estudo e que buscam soluções e melhorias para toda a cadeia produtiva deste setor”.
Reitor da UTFPR, Marcos Schiefler Filho, na abertura da Misosul
Com mais de 370 inscritos antecipadamente para participação do evento, estavam cadastrados profissionais e estudantes de diversos estados do Brasil, como Alagoas, Tocantins, São Paulo, Goiás, Mato grasso, Minas Gerais e entre outros.
Em dois dias de evento, já foram mais de 1 mil visualizações e para hoje (30/09) o evento contará com a presença do professor PhD Homero Bergamaschi com o tema Impacto biótico e manejo de espécies infestantes em milho e sorgo.
Trabalhos
Com mais de 50 trabalhos divididos em quatro áreas - Genética, Melhoramento, Pós-colheita e Tecnologia de Sementes, Nutrição Vegetal e Uso do Solo, Fitopatologia, Entomologia e Controle de Plantas Daninhas e Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais foram selecionados para esta edição os trabalhos:
* Rendimento de Cultivares de Milho Convencional/OGM em Condição de Alta Incidência de Cigarrinhas no Meio Oeste de Santa Catarina, Safra 2020/2021 de Cirio Parizotto e Rodolfo Vargas Castilhos;
*Produção de matéria seca de milho silagem em diferentes manejos do solo sob déficit hídrico de Júlio César Ramos; Cristiano Nunes Nesi; Felipe Jochims; Fabiana Schmidt;
* Incidence of Dalbulus maidis (Hemiptera: Cicadellidae) in maize after spraying with biological and chemical insecticides and impact on maize rayado fino disease de Rodolfo Vargas Castilhos; Maria Cristina Canale; Glauco Matiolo
* Características Morfológicas e Qualidade da Silagem de Milhos VPA em Santa Catarina de Ana Lúcia Hanisch; Felipe Bermudez Pereira; Daniel Dalgallo; Ângela Fonseca Rech.
A Misosul contou com a Promoção/realização da UTFPR / AEAPB / CREA-PR. Organização da Epagri/ Emater– RS / Embrapa / Setrem/ UFRGS/ IFRS - Campus Sertão / DDPA/ UFFS / Unoesc / Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul e ainda o Apoio da Associação Brasileira de Milho e Sorgo / Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná / Mútua-PR / Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná e Patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA.
Assessoria de Comunicação, com informações da Comissão Organizadora e de Denise Oleinik.