Publicado 4/6/2020, 2:11:14 PM, última modificação 11/3/2022, 5:39:00 PM
UTFPR e empresas de Pato Branco se unem e estimam produzir cerca de 15 mil litros de álcool 70%

Na primeira semana, já foram produzidos 700 litros de água destilada. Esta quantidade é suficiente para produção de aproximadamente 3 mil litros de álcool 70%.

A soma de esfoços da comunidade universitária e empresarial, em torno de iniciativas que amenizem os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus, está se intensificando e alcançando resultados significativos.

Em função da recorrente dificuldade de encontrar nos estabelecimentos comerciais, produtos para a higienização das mãos como o álcool gel, a demanda desencadeou uma ação de produção em larga escala deste produto, por meio de uma parceria.

Empresários representantes dos grupos Guerra, Pastorello e Atlas Eletrodomésticos, juntamente com um grupo de servidores e apoio de alunos voluntários da UTFPR, Câmpus Pato Branco, estão unidos trabalhando para produzir cerca de 15 mil litros do álcool 70%.

O professor do departamento acadêmico de Química (Daqui), do Câmpus Pato Branco, Davi Costa Silva, explica que “as empresas colocaram sua infraestrura de equipamentos e máquinas à disposição, mas não dispunham do equipamento necessário para obtenção da água purificada (destilada), item fundamental para a diluição do álcool 96% em álcool 70%”.

A UTFPR, com o trabalho dos servidores envolvidos e por meio dos laboratórios de Preparo de Soluções e Reagentes (N002), de Qualidade Agroindustrial (Laqua) e  de Solos (Labsolos), está auxiliando com a produção de água destilada, insumo necessário para a produção do álcool 70%. O volume de água destilada que está sendo produzido neste momento nos laboratórios  é de 700 litros por semana e a expectativa é de produzir de 3 a 5 mil litros no total.

O grupos de professores, técnicos e alunos voluntários do Câmpus está integrado por:  professores Davi Costa Silva, Leandro Zatta, Mariana de Souza Sikora, Raquel Dalla Costa da  Rocha, Elidia Aparecida Vetter Ferri, e os alunos, Edward Townsend Carvalho de Oliveira, e Rafael Dias Vaz, todos da área de Química; Cíntia Boeira Batista Lafay, técnica do Laqua; e Andressa Pilonetto, técnica do Labsal, juntamente com alunos de Agronomia.

A produção do álcool 70% será doada para hospitais, asilos, órgãos públicos e entidades do Paraná.

Reportar erro