Pato Branco
Participação em evento externo

Publicado 3/11/2024, 3:43:06 PM, última modificação 3/11/2024, 3:54:32 PM
Professora do DALET da UTFPR-PB participa de evento organizado pela Embaixada dos Estados Unidos para tratar da internacionalização no ensino superior e do Inglês como meio de instrução (EMI)

A professora Marcele Garbin Dagios, do Departamento de Letras (DALET) e do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM), participou de evento organizado pela Embaixada dos Estados Unidos (EUA) no Brasil nos dias 28 de fevereiro a 02 de março. Realizada em São Paulo-SP, a iniciativa reuniu profissionais de diferentes universidades brasileiras para tratar da internacionalização no ensino superior e do Inglês como meio de instrução (EMI). Foram convidados docentes que já participaram de outros cursos organizados pela embaixada sobre o mesmo tema.

Entre as Instituições de Ensino Superior (IES) paranaenses, somente a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram representadas. Ao todo, participaram do evento 50 professores de 28 IES diferentes, de 11 estados brasileiros, sendo docentes de Letras, Medicina, Ciência da Computação, Bioquímica, Fisioterapia, Geociências, Direito, Administração e Engenharias, entre outras áreas.

A professora Marcele destacou algumas atividades desenvolvidas no seminário, como workshops sobre estratégias para o ensino de conteúdos de diversas áreas na graduação e na pós-graduação, tendo a Língua Inglesa como meio de instrução, além do uso de metodologias ativas e da linguística aplicada ao ensino de línguas como forma de desenvolver autonomia e aprendizagem significativa em inglês aos acadêmicos.

Todas as despesas dos participantes, incluindo transporte, hospedagem e alimentação, foram custeadas pela embaixada estadunidense, por meio do Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO Office).