Participação em evento externo

Entre os dias 13 e 15 de março de 2024, As professoras do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) do Campus Pato Branco da UTFPR, Clara Peloso e Marlize Rubin-Oliveira, membras também do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU-UTFPR), estiveram presentes na CRES+5 - Conferência Regional de Educação Superior e contribuíram com seus conhecimentos e experiências para enriquecer as discussões. Durante a conferência, foram debatidos 12 eixos temáticos relacionados à Educação Superior, com grupos de trabalho formados para discutir de forma participativa com o público em geral.
A CRES+5 é um dos maiores eventos de Educação Superior da América Latina e Caribe. Organizado com o apoio do Instituto Internacional da Educação Superior da UNESCO para América Latina e Caribe (UNESCO/IESALC), do Ministério da Educação do Brasil (MEC) e do Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (ENLACES), o encontro reuniu representantes de mais de 35 países, incluindo Ministros de Educação e diversas autoridades do setor.
O principal objetivo da CRES+5 foi analisar os avanços conquistados nos últimos cinco anos na Educação Superior da América Latina e Caribe, em resposta ao Plano de ação 2018-2028 proposto na III CRES, realizada na Argentina. Esse período abrangeu uma fase crucial de transformações e desafios para o ensino superior na região, marcado por avanços significativos, mas também por obstáculos a serem superados. Além disso, o evento teve como propósito estabelecer as prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior, que está prevista para 2028.
A conferência resultou na elaboração de um Documento Final cuja uma das premissas trata da luta contra a mercantilização e, portanto, contra a privatização dos sistemas educativos, em todos os seus níveis, assim como a promoção de controles que evitem essa tendência. Essa Declaração Final também defende a educação superior democrática, inclusiva e gratuita, reconhecendo e reafirmando a educação como um bem público social e um direito humano, que deve ser garantido pelos Estados.
Dessa forma,ao reunir uma diversidade de vozes, experiências e perspectivas, a conferência promoveu uma análise abrangente e enriquecedora das questões mais urgentes que afetam o cenário educacional,a CRES+5 foi um marco para a Educação Superior na América Latina e Caribe, proporcionando um espaço de reflexão e debate sobre os desafios e as prioridades para o futuro do Ensino Superior na região.