Pato a Jato

Publicado 9/15/2023, 2:49:59 PM, última modificação 9/15/2023, 3:27:30 PM
A equipe de eficiência energética Pato a Jato conquistou o segundo lugar na 6ª edição da Shell Eco-marathon Brasil 2023, atingindo a marca de 647km/l de etanol

A equipe de eficiência energética, Pato a Jato, formada por acadêmicos da UTFPR Campus Pato Branco e coordenada pelos professores Luiz Carlos Martinelli Junior e Bruno Bellini Medeiros, participou da sexta edição da Shell Eco-marathon Brasil 2023, que ocorreu entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. O protótipo da Pato a Jato atingiu a marca de 647km/l com etanol, ficando em segundo lugar na competição.

A Pato a Jato alcançou um desempenho melhor que o do ano passado, quando conquistou o primeiro lugar na categoria combustão interna com a marca de 620km/litro, mas a equipe Drop Team, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim, movido a gasolina, conseguiu o resultado de 716km/l.

A competição brasileira, que é realizada anualmente, reuniu centenas de estudantes universitários de diversos estados do Brasil, além de times de outros países da América Latina. Foram 39 equipes participantes no total.

Em Abril, a Pato a Jato participou também da Shell Eco-Marathon Americas 2023, na categoria Protótipo – Motor de Combustão Interna (ICE), onde obteve destaque com o melhor resultado da América Latina: o 2º lugar On-Track (na pista), batendo o recorde com 768 km/l de etanol. Na Shell Américas, a equipe recebeu também três prêmios Off-track: os dois primeiros lugares em Inovação Técnica e Segurança (que avalia a segurança dos membros de equipe durante a realização de tarefas no dia a dia) e a segunda colocação em Telemetria, que é a medição de dados em modo remoto.

A Shell Eco-marathon é uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do mundo. Para a equipe, a participação no evento e as conquistas realizadas foram fruto de muito trabalho de todos os membros durante o ano todo. Eles voltam com a sensação de dever cumprido e a consciência de que estão cada vez mais contribuindo na formação de melhores profissionais, para saírem da UTFPR muito mais preparados para o mercado de trabalho.

A Pato a Jato conta com estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica (Anderson Rabaioli, Arthur Lima L. da Silva, Eduarda M. Glienke, Gabriel F. S. Saad, Gabriel Paulichen, Gustavo M. Caldato, Henrique C. Cesco, Jean Lorenzini, João Pedro S. Bassi, Lamartini Scaion, Laura F. Martins e Ramys B. da Costa), Engenharia Elétrica (Admir Baggio Júnior, João Pedro V. da Silva, João Vitor Ogliari, José Lucas M. Stanqueviski, Vinícius F. Pacheco), Engenharia Civil (Maria Fernanda da Silva e Victor Hugo Soares), Engenharia de Computação (Guilherme R. dos Santos, Luiz Eduardo C. Kramer, Matheus D. Cadamuro e Satil P. dos Santos Neto), Engenharia Cartográfica (Natacha M. Rigo), Administração (Andrielly B. da Silva) e Letras (Larissa Victória P. F. Bastos).