Pesquisa

Publicado 5/25/2023, 5:45:59 PM, última modificação 5/29/2023, 10:45:40 AM
Resultado do PAPCDT 2023 confirma crescimento e consolidação da Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Pato Branco

Fotos de Laboratórios do Campus PB

Anualmente, a UTFPR tem disponibilizado recursos de custeio para apoio a projetos de pesquisa, contemplando em torno de 200 pesquisadores por meio de edital específico do Programa de Apoio à Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico (PAPCDT). Os pesquisadores candidatos são classificados com base em sua produção científica e acadêmica, concorrendo com docentes dos 13 campi da instituição.

Recentemente, o Campus Pato Branco tem conseguido um número maior de contemplados no programa, passando de 15 pesquisadores em 2019 para 31 contemplados em 2023, de acordo com os resultados divulgados pela PROPPG, nos editais nº 07/2023 e nº 10/2023. Com o número de selecionados para receber o fomento, o Campus Pato Branco se posiciona no ranking de projetos apoiados apenas abaixo do Campus Curitiba, que contabiliza 46 docentes, mas que possui um número muito maior de pesquisadores.

Esse resultado reflete o esforço conjunto da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG), dos docentes contemplados, seus colaboradores e discentes de graduação e pós-graduação envolvidos em pesquisas que têm resultado direto na elevação da qualidade e produção científica do campus. Nesse sentido, a DIRPPG também tem buscado criar programas de fomento para apoiar o desenvolvimento e divulgação de pesquisas, como é o caso do Programa de Apoio à Publicação Científica do Campus Pato Branco (PAPC-PB). A DIRPPG não apenas fomenta a publicação, mas também orienta e promove discussão com os programas de pós-graduação e pesquisadores em relação a editais e chamadas institucionais ou nacionais, voltadas para atender às demandas da sociedade.

Como resultado das pesquisas do Campus Pato Branco, é importante destacar também a evolução dos conceitos dos Programas de Pós-Graduação na última avaliação da CAPES e o incremento no número de bolsistas produtividade. Tais indicadores demonstram a consolidação do Campus Pato Branco como um núcleo de pesquisa de destaque até mesmo em chamadas de âmbito nacional, em que se estabelece, por meio de parcerias com outras instituições e empresas, uma captação significativa em recursos para pesquisa destinados principalmente para bolsas estudantis. Atualmente, o Campus Pato Branco conta com 11 Bolsistas Produtividade:

  • Caroline Angulski da Luz (PPGEC)
  • Idemir Citadin (PPGAG)
  • Giovani Benin (PPGAG)
  • Márcio Antônio Fiori (DAFIS)
  • Mário Antônio Alves da Cunha (PPGTP)
  • Marcelo Teixeira (PPGEEC)
  • Marcio Gazolla (PPGDR)
  • Michelangelo Muzell Trezzi (PPGAG)
  • Moeses Danner (PPGAG)
  • Rafael Cardoso (PPGEEC)
  • Vanderlei Aparecido de Lima (PPGTP)