Pato Branco
Polo de Educação Bilíngue de Surdos

Publicado 4/9/2024, 10:53:26 AM, última modificação 4/9/2024, 10:53:32 AM
Professoras de Libras da UTFPR-PB, Aline Brancalione e Mirélia Flausino, participam no desenvolvimento do Polo de Educação Bilíngue de Surdos de Pato Branco, inaugurado no dia 27/03

No dia 27 de março, às 17h30, no Bairro Planalto, em Pato Branco, ocorreu a inauguração do Polo de Educação Bilíngue de Surdos do município. O Polo é fruto do empenho dos integrantes da Associação dos Surdos de Pato Branco, em parecia com o Rotary Club de Pato Branco - Amizade, e com a cessão do espaço pela Prefeitura Municipal. O evento contou com a presença da Comunidade Surda de Pato Branco, do prefeito municipal Robson Cantu, vereadores, representantes de várias instituições, membros do Rotary Club Amizade, além da comunidade em geral.

As professoras de Língua Brasileira de Sinais (Libras), do Departamento Acadêmico de Letras (DALET) da UTFPR-PB, Aline Brancalione e Mirélia Flausino Vogel, membras ativas da Associação de Surdos de Pato Branco (ASPB), participaram da equipe de desenvolvimento do projeto e atuaram na construção do Polo de Educação Bilíngue de Surdos de Pato Branco, que se tornou realidade e irá atender surdos de Pato Branco e região, oportunizando o ensino da Libras e sediando as atividades da ASPB.

Além dessa contribuição, as professorasAline e Mirélia tambémestão desenvolvendo na UTFPR-PB o Projeto de Extensão Desenvolvimento de Materiais Pedagógicos Bilíngues de Apoio à Alfabetização e Letramento de alunos surdos. Dentre os principais objetivos desse projeto está a produção de materiais pedagógicos bilíngues que contribuam para uma aprendizagem eficaz de Libras como primeira língua (L1) por alunos surdos dos Ensinos Infantil e Fundamental e o auxílio no processo de Alfabetização/Letramento de alunos surdos.

Essa iniciativa é de suma importância, especialmente considerando que ainda há pouco material bilíngue disponível para a comunidade surda no Brasil. Assim, o projeto, que atualmente conta com a participação de nove alunos do nosso campus, torna-se indispensável, sobretudo para atender às necessidades das crianças surdas no Polo de Educação Bilíngue de Surdos de Pato Branco.

Por fim, vale ressaltarque a inauguração do Polo é resultado de esforços persistentes e comprometidos com a inclusão e o desenvolvimento educacional da comunidade surda.Este marco representa um passo significativo em direção a uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos.

Assista às reportagens sobre a inauguração: