Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
PPGAG oferece disciplina em rede para alunos da Pós-Graduação

PPGAG oferece disciplina em rede para alunos da Pós-Graduação

Publicado 4/25/2024, 11:18:01 AM, última modificação 4/25/2024, 11:18:13 AM
Disciplina Sistemas Integrados de Produção Agropecuária conta com aulas semanais de forma síncrona e será ofertada anualmente

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG) da UTFPR-PB iniciou, em 05 de abril de 2024, a oferta de uma disciplina em rede para alunos de Mestrado e Doutorado matriculados em Programas de Pós-Graduação de todo o Brasil. A disciplina de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA) nasceu da iniciativa e parceria entre pesquisadores de diversas instituições de ensino superior, fomentados pela Aliança SIPA, uma iniciativa para cooperação entre os setores público e privado que tem por objetivo incentivar Sistemas Integrados de Produção Agropecuária.

A disciplina, ofertada em modalidade remota, possibilitou a participação de mais de 95 estudantes provenientes de diversas regiões do Brasil. A cada encontro, os estudantes entram em contato com um campo de estudo multidisciplinar que congrega o trabalho de pesquisadores em suas diversas e correlacionadas especialidades, possibilitando o acesso a conhecimentos de ponta que constroem sua formação teórico-prática e ainda contribuem diretamente para o desenvolvimento social. Tais trocas tornaram-se possíveis graças à parceria entre as instituições que integram a Aliança SIPA, permitindo o diálogo de estudantes com professores da UFR, UFV, Uema, UFPR, UEPG, IF Goiano, UNIR, UFRGS, além dos professores da própria UTFPR.

Os SIPA estão baseados no trabalho em equipe e valorizam a contribuição de diversos campos do conhecimento com o objetivo de promover uma visão mais completa da produção agropecuária. O termo foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), braço da ONU que promove discussões e análises acerca da Produção de Alimentos para o presente e futuro da humanidade. Assim, os SIPA buscam integrar os diversos tipos de sistemas produtivos para que possam promover uma produção tecnicamente consciente, aliando processos de intensificação com a sustentabilidade e a biodiversidade.

A ideia é aproximar-se de novos modelos de produção, aliando a plantação de florestas para extração de madeira à criação pecuária e ao plantio agrícola de maneira que as demandas da sociedade sejam atendidas e a produção tenha menor impacto ambiental. Essa junção de distintos cultivos (agrícola, forrageiro, florestal) em escala temporal e/ou espacial gera relações sinérgicas que maximizam a eficiência dos recursos naturais (solo, água, radiação) e dos insumos (fertilizantes, corretivos), trazendo maior economia e resiliência aos sistemas de produção agropecuária.

As aulas da disciplina em rede de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária acontecem semanalmente, com duração de quatro horas, de forma síncrona. A disciplina será ofertada de forma contínua, anualmente, e alunos interessados poderão matricular-se no primeiro semestre do ano subsequente pelo site do PPGAG.