Premiação 16ª OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação - MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações– MCTI.
No dia 13.06 ocorreu no Anfiteatro do Campus Pato Branco da UTFPR, a cerimônia de premiação da 16ª OBMEP (realizada em 2021) onde foram entregues as medalhas de prata e bronze para os estudantes das escolas que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco. Ao todo foram 03 (três) medalhas de prata e 12 (doze) medalhas de bronze.
Participaram da cerimônia os alunos premiados, juntamente com seus pais ou responsáveis, diretores e professores das escolas premiadas, a Chefe do Núcleo Regional de Pato Branco, Sra. Iara Lucia Tecchio Mezomo e a coordenadora da OBMEP PR01, Sra. Elisangela dos Santos Meza.
O evento também contou a participação da equipe diretiva do Campus Pato Branco da UTFPR: Gilson Ditzel Santos, Diretor-Geral; Gustavo Lacerda Dias, Diretor de Graduação e Educação Profissional; Dalmarino Setti, Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias e Gilson Tumelero, professor do Campus Pato Branco, lotado no Departamento Acadêmico de Matemática e também coordenador do Pólo Pato Branco do Programa de Iniciação Científica Júnior da OBMEP - PIC Jr.
Durante as falas, destacou-se que a OBMEP é mais do que uma competição em Matemática. Foram apresentados outros programas que a compõe, como o OBMEP na escola, Programa de Iniciação Científica Jr (Pic), Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Foram apresentadas também as oportunidades acadêmicas que são abertas aos alunos medalhistas de qualquer uma de suas edições e algumas ações desenvolvidas no Campus de Pato Branco como por exemplo a oferta de um polo presencial do programa PIC Jr, o gerenciamento de orientações do programa PICME além da oferta de projetos de extensão visando o treinamento a alunos para a realização das provas da olímpiada.
De acordo com o professor Gilson Tumelero, o sentimento que tomou conta de todos os participantes foi de muita alegria e satisfação observando-se nos semblantes dos premiados e dos seus pais ou responsáveis o sentimento de conquista e orgulho em estar ali.
Destaca também a organização em geral da OBMEP e o resultado como fruto de um esforço coletivo entre escolas, núcleos regionais e a UTFPR: “Saímos todos do evento convictos que ações como esta podem ser o diferencial para um Brasil melhor”.
Informações sobre os programas mencionados acima podem ser encontradas em: http://www.obmep.org.br/