Pato Branco
/
Projeto de Extensão Compostagem em Escolas Municipais de Pato Branco incentiva educação ambiental e alimentar

Publicado 5/17/2024, 3:25:14 PM, última modificação 6/6/2024, 4:48:31 PM
Iniciativa visa conscientizar e incentivar hábitos sustentáveis entre estudantes e comunidade escolar

Durante o ano letivo de 2024, está sendo implementado o Projeto de Extensão Compostagem em Escolas Municipais de Pato Branco - PR. O projeto visa desenvolver composto orgânico para adubação de hortas sustentáveis. A iniciativa é conduzida por alunos do curso de Química vinculados ao projeto de extensão, juntamente com a coordenadora do projeto, professora Cristiane Regina Budziak Parabocz, e a professora Elídia Aparecida Vetter Ferri, ambas do Departamento Acadêmico de Química (DAQUI), bem como com a colaboração da professora Marcele Garbin Dagios, do Departamento Acadêmico de Letras (DALET) e do professor Idalmir dos Santos, do Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias (DAGRO).

O objetivo do projeto é o ensino sobre compostagem doméstica sustentável à comunidade, abordando o processo de reciclagem de resíduos orgânicos e as etapas de desenvolvimento do composto para adubação. Para isso, o projeto conta com a parceria de outro projeto de extensão, intitulado Manejo Integrado de Pragas e Doenças em Hortas Comunitárias e Escolares no Município de Pato Branco Visando a Produção Orgânica, coordenado pelo professor Idalmir. A execução do projeto também tem apoio do Rotary Club de Pato Branco - Amizade, assim como de empresários da região.

O projeto também busca promover a educação ambiental e alimentar, destacando seus benefícios. Para tanto, espera-se uma colaboração entre pais e servidores para a manutenção da composteira e da horta implantada nas escolas, contribuindo para a alimentação complementar das crianças. Além disso, também será produzido um livro bilíngue de educação ambiental infantil, com a auxílio da professora Marceli.

Dessa forma, a iniciativa busca não apenas fornecer conhecimentos práticos e teóricos sobre compostagem e sustentabilidade, mas também criar uma cultura de conscientização ambiental desde a infância, incentivando hábitos sustentáveis que podem ser levados para a vida toda.

Uma das primeiras escolas a participar desse projeto é o Centro Municipal de Educação Infantil Frei Sérgio (CMEI Frei Sérgio), localizado no bairro Bela Vista. A inauguração da horta orgânica ocorreu no dia 5 de abril de 2024. Na ocasião, parte das crianças atendidas pela escola pôde auxiliar no plantio de mudinhas de alface, cebolinha e couve, em um momento de muita alegria e orgulho para todos os presentes.

Reportar erro