Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Projeto de Pesquisa

Projeto de Pesquisa

Publicado 3/10/2023, 1:36:56 PM, última modificação 3/10/2023, 1:45:50 PM
Reunião estabelece metas para a primeira etapa do projeto de pesquisa Identificação Neonatal por Biometria Digital

Responsáveis pelo projeto reunidos.

Na quarta-feira, 08 de março, reuniram-se, na sala V2b da UTFPR-PB, os responsáveis pelo projeto de pesquisa Identificação Neonatal por Biometria Digital, professores Marcelo Teixeira e Dalcimar Casanova, coordenadores institucionais do projeto, além do pós-doutorando Luiz Fernando Southier, dos mestrandos João Mazzochin e Bárbara Koop (remoto), dos graduandos Matheus Buratti e Elioenai Diniz, e da equipe da Akyiama (remoto). 

O objetivo dessa reunião inicial foi estabelecer o conjunto de metas a serem alcançadas ao longo dos 24 meses, que compõem a primeira etapa do projeto, o qual propõe uma solução computacional que explora algoritmos de inteligência artificial para correlacionar padrões em impressões digitais de crianças com sinais do mesmo indivíduo em idades posteriores.

O projeto é financiado pelo CNPq e pela empresa Akyiama/Natosafe. Inicialmente, a equipe mapeou o atual estágio de desenvolvimento da tecnologia já existente na empresa para a identificação biométrica neonatal e, em cima disso, foram traçadas as metas esperadas pela empresa para este projeto.  

Agora, inicia-se a etapa de composição do banco de imagens que irá subsidiar as soluções a serem desenvolvidas a partir de processamento computacional. Essa base de imagens será composta por coletas biométricas feitas, em um primeiro momento, nos hospitais neonatais de Pato Branco, em princípio São Lucas, Tereza Mussi e Policlínica, e, em um segundo momento, na própria residência das crianças, uma vez que se necessita acompanhar a evolução da biometria ao longo de um certo tempo. A coleta será feita usando scanners específicos, providos pela empresa Akyiama.

Em paralelo, a equipe trabalha na varredura sistemática do estado da arte, a fim de levantar as iniciativas em andamento, em nível mundial, relacionadas à biometria neonatal.   

Nos próximos 12 meses, pretende-se compor a base de imagens e levantar a literatura correlata, a partir de um artigo do tipo survey. Os 12 meses finais serão dedicados ao processamento das soluções computacionais e integração com as soluções atuais da empresa.