Página Inicial
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Projeto Engenheiro Residente

Projeto Engenheiro Residente

Publicado 10/25/2022, 8:34:40 AM, última modificação 12/6/2022, 12:53:49 PM
Projeto Engenheiro Residente convida acadêmicos dos períodos iniciais do curso de Engenharia Civil a trabalharem questões mais próximas da profissão

Projeto Engenheiro Residente

O Projeto Engenheiro Residente é um Projeto de Ensino orientado pela professora Paôla Regina Dalcanal do Curso de Engenharia Civil, que conta com a participação ativa do Centro Acadêmico do curso para sua implantação e execução.

A ideia surgiu em 2016, quando o projeto teve início, através da solicitação de acadêmicos formandos, pois eles sentiram que o curso poderia ser melhor aproveitado se fossem trabalhadas questões ligadas diretamente à profissão desde os primeiros períodos.

Por isso, o objetivo do projeto é aproximar os acadêmicos dos primeiros períodos do curso de Engenharia Civil ao próprio curso, bem como proporcionar a troca de conhecimentos e experiências com acadêmicos veteranos, ampliando o aprendizado para além das salas de aula e promovendo atividades práticas relacionadas às mais diversas áreas do curso.

Segundo a professora Paôla, o projeto “visa, também, proporcionar o convívio e a interação com os demais colegas, a cooperação e engajamento por meio de atividades em grupos. Ainda, oferece aos acadêmicos de períodos mais avançados a experiência de atuarem como tutores, coordenando e preparando os encontros do projeto, sob orientação do professor orientador.”

Neste semestre, o projeto está sendo desenvolvido, nas sextas-feiras de manhã, das 10h20 às 12h, no Bloco J. Primeiro, fazem uma breve exposição sobre o tema a ser tratado no encontro; em seguida, os tutores guiam os alunos para desenvolverem as atividades programadas como: levantamento de alvenaria, montagem de armadura, formas, concretagem, leitura de projeto e outras.

Assim, o Engenheiro Residente serve como recurso metodológico que facilita o processo de ensino e aprendizagem, além de integrar os acadêmicos às rotinas do curso.