Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Projeto Rondon

Projeto Rondon

Publicado 9/8/2022, 1:52:33 PM, última modificação 11/3/2022, 5:40:10 PM
O Projeto Rondon ocorreu no mês de julho de 2022. A equipe da UTFPR-PB, composta por oito alunos e dois professores, foi para o município de Porto Grande/AP

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários. Anualmente, o Ministério da Defesa organiza uma ou duas operações em regiões carentes do Brasil.

Neste ano, em função da pandemia de COVID-19, o Projeto Rondon ocorreu no mês de julho de 2022. A equipe da UTFPR Pato Branco, composta por oito alunos e dois professores, foi para o município de Porto Grande/Amapá.

A equipe saiu de Pato Branco até o aeroporto de Chapecó no dia 6 de julho de 2022. De lá, deslocou-se para Macapá/AP, centro de operações do Projeto Rondon. O retorno foi no dia 24 de julho 2022. O grupo recebeu apoio da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias - DIREC para a inscrição e participação na Operação.

As atividades ocorreram entre os dias 9 de julho e 21 de julho de 2022 e foram desenvolvidas em 11 dos 16 municípios do estado do Amapá. Em Porto Grande/AP, foram realizadas mais de 50 oficinas, alcançando aproximadamente 500 pessoas do município.

Algumas dessas oficinas ministradas foram: Educação financeira, Políticas públicas e o direito do agricultor familiar, Educação ambiental para crianças, Sistemas individuais de tratamento de esgotos, Implantação de horta comunitária, biodigestor, GPS de navegação, Uso da internet para pesquisa e comunicação, Introdução às TIC´s na educação básica, entre muitas outras.

Fizeram parte da equipe os professores Cleonis Viater Figueira, do Departamento de Matemática (DAMAT), e Luiz Carlos Martinelli Junior, do Departamento de Mecânica (DAMEC); e os acadêmicos Ana Júlia de Carvalho (Letras), Giovana Diniz Pinto Quinaglia (Agronomia), Isabelle Cristina de Souza Baldo (Engenharia Civil), Larissa Carvalho dos Santos (Química), Leonardo Bazarim Veríssimo (Engenharia Elétrica), Marcos Vinícius Rampi Costa (Agronomia), Murilo Noriyuki Rubio Maehashi (Engenharia Mecânica) e Nicolly Novais Sousa (Engenharia Civil).

Todos os rondonistas, professores e alunos, receberam certificado de participação no Projeto Rondon e a UTFPR-PB, como Instituição de Ensino Superior, também recebeu certificado.