Projetos do Campus Pato Branco são premiados no SEI-SICITE 2024
Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, os Seminários de Extensão e Inovação (SEI) e de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE) da UTFPR foram realizados no Campus Francisco Beltrão. Neste ano, foram 1.493 projetos inscritos. Estudantes e professores do Campus Pato Branco marcaram presença no evento, apresentando seus projetos de pesquisa e extensão, e quatro trabalhos do campus ficaram entre os melhores do SEI-SICITE 2024 em suas respectivas áreas:
Trabalhos Premiados do Campus Pato Branco no SICITE
Agronomia: Rendimento de grãos e componentes de rendimento de plantas de milho e avaliação química do solo após aplicação de cama de aviário e efeito residual da calagem
Aluno: Cristian Ansiliero Costa, graduando do curso de Agronomia e Bolsista PIBIC/Fundação Araucária
Orientador: Professor Luís César Cassol, professor do Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias (DAGRO)
Engenharia de Produção: Ampliação e atualização do Savepi
Aluna: Maria Cristina Fabiane, graduanda do curso de Engenharia de Computação e bolsista PIBITI/CNPq
Orientador: Professor José Donizetti de Lima, professor do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT)
Linguística, Letras e Artes: Análise comparada dos romances Avalovara e O Jogo da Amarelinha
Aluna: Emili Titton dos Passos, graduanda do curso de Licenciatura em Letras - Português e Inglês, bolsista PIBIC/Fundação Araucária
Orientador: Professor Wellington Ricardo Fioruci, professor do Departamento Acadêmico de Letras (DALET)
Trabalho Premiado do Campus Pato Branco no SEI
Inovação: Avaliamate 2023 - Avaliação do perfil sensorial de ervas-mates
Equipe: Marcela Janning dos Santos, graduanda do Curso de Bacharelado em Química e bolsista de extensão/Fundação Araucária; Marina Leite Mitterer Daltoe, professora do Departamento Acadêmico de Química da UTFPR-PB; Vânia de Cássia da Fonseca Burgardt, Professora do Departamento de Engenharia de Alimentos da UTFPR-FB; Francieli Dalcanton, professora do do curso de Engenharia de Alimentos na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó); Gabriel Pintarelli, empresário da empresa ervateira Mate in Box.
O professor Luís César Cassol observa que: “O trabalho premiado no SEI-SICITE foi implantado em 2011 e repetido todos os anos. Portanto, é um trabalho de longo prazo e com resultados relevantes, não apenas por ser uma pesquisa de qualidade, mas pelas informações que podem ser transferidas para a sociedade no tocante ao uso sustentável de um resíduo da atividade avícola, que é a cama de aviário. Ainda nota que, na perspectiva do estudante, “esse prêmio não apenas serve como incentivo, mas também mostra a ele a importância do rigor científico, da qualidade da redação e do papel fundamental da transferência da informação. Isso serve não apenas para a carreira dele, mas certamente será levado para a sua vida.”
A graduanda Maria Cristina Fabiane menciona com orgulho a premiação pelo melhor projeto de IC/IT apresentado na categoria Engenharia de Produção, além da declaração de Honra ao Mérito pelo destaque do projeto: “É extremamete gratificante receber esse reconhecimento, tanto ao projeto em si, quanto à minha apresentação. Não foi fácil apresentar em um campus diferente, para avaliadores desconhecidos. Mas posso dizer que não se aprende nada sem sair da zona de conforto. Então, com certeza, valeu a pena! [...] Deixo um agradecimento especial ao meu orientador, professor José.”
Por sua vez, o professor José Donizetti de Lima destaca que a conquista de sua orientanda é o resultado de um ano de intensa dedicação: “Mesmo antes de começar formalmente a iniciação científica, já estava se preparando, estudando Matemática Financeira por conta própria a partir de meu e-book e, em seguida, cursando disciplinas no PPGEPS. Além disso, mergulhou no projeto SAVEPI, aperfeiçoando-o com melhorias sugeridas ao longo de seus oito anos de existência. Agradeço profundamente por sua dedicação.” O professor também agradece ao professor Luiz Southier, coorientador, e aos estudantes Luiz Fernando Puttow Southier, Elza Meira Puppo e Pedro Henrique de Viveros Trentin, que contribuíram anteriormente ao projeto.
O professor Wellington Ricardo Fioruci ressalta que: “A premiação do trabalho em questão no evento do Sicite é duplamente importante, primeiramente porque representa o amadurecimento da instituição no âmbito da pesquisa, assim como reconhece a vitalidade desse estudo, cujo propósito foi mergulhar em duas obras literárias complexas a partir de um repertório teórico bastante significativo.”
Quanto ao projeto de extensão premiado no SEI, a equipe envolvida ressalta que, além da contribuição às indústrias ervateiras, o projeto trouxe importante contribuição na formação de diversos alunos de graduação e pós-graduação envolvidos no projeto. A graduanda Marcela Janning dos Santos, em depoimento revela que: “É uma gratidão enorme receber esse prêmio, esse reconhecimento, pois foi um ano obtendo e tratando os dados, aprendendo muito com eles. Esse foi meu segundo projeto de extensão, mas foi o maior que já participei, por ter me ofertado e agregado um conhecimento enorme! Me sinto grata por ter feito parte do Avaliamate 2023.”
Este ano, os 13 campi da UTFPR realizaram o Pré SEI-SICITE, uma etapa local para selecionar os melhores projetos que seriam apresentados presencialmente no evento principal. No Campus Pato Branco, o Pré-SICITE aconteceu de 04 a 06 de setembro de 2024, e a classificação final dos trabalhos premiados foi determinada pela soma das notas recebidas nessa primeira etapa local, na avaliação do artigo e na apresentação para uma banca de três docentes.
O SEI-SICITE é um evento institucional da UTFPR, promovido anualmente em conjunto pelas Pró-Reitorias de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG). Envolvendo estudantes, docentes e servidores dos 13 campi da instituição, o evento ocorre em uma sede diferente a cada edição, com temáticas distintas, e tem como objetivo destacar as produções acadêmicas e inovadoras desenvolvidas na Universidade.
Parabenizamos nossos estudantes e seus orientadores pela dedicação e pelo excelente trabalho que levaram ao SEI-SICITE 2024.