Stricto Sensu
O programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), da UTPFR, Campus Pato Branco, em um processo de reformulação, recentemente, abriu uma nova linha de pesquisa denominada de Processamento da Informação.
Essa nova linha possibilitará o desenvolvimento de tecnologia avançada e projetos em áreas da computação, especialmente em temas atuais como sistemas embarcados, ciência de dados, engenharia biomédica, inteligência artificial, IoT, entre outros.
Junto com as linhas de pesquisa já existentes, formam um escopo amplo de atuação dos engenheiros eletricistas, da computação, tecnólogos e outros profissionais relacionados. As atuais linhas do programa são:
l Sistemas de Geração e Conversão de Energia Elétrica
Geração de energia;
Redes de energia;
Conversão e gestão de energia;
l Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Acionamentos elétricos;
Controle industrial;
Processamento de sinais;
l Processamento de Informação
Sistemas embarcados e ciber-físicos;
Engenharia biomédica;
Inteligência computacional;
Com a inserção dessa nova linha, o PPGEE visa, ainda esse ano, solicitar junto ao MEC a alteração do nome do Programa, incluindo assim a área da Computação de forma definitiva como alternativa de mestrado na região.
Além disso, a proposição objetiva qualificar recursos humanos na área de elétrica e computação aplicada, para atender a demanda da região por profissionais qualificados em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação tecnológica; gerar conhecimento tecnológico e científico para solucionar problemas regionais e nacionais no setor de processamento da informação, ciência de dados, sistemas embarcados e engenharia biomédica; e permitir a transferência tecnológica entre a Universidade e empresas, por meio de parcerias e do desenvolvimento conjunto de projetos.
Estão convidados a participarem do projeto empresas de tecnologia da região, setor público, professores e alunos de outras instituições de ensino.
Salienta-se a predisposição do PPGEE para firmar convênios com empresas da região, interessadas no desenvolvimento de tecnologia de ponta.
Para mais informações sobre os temas de pesquisa e professores orientadores e formas de ingresso acesse https://sites.google.com/view/ppgee-pb/