Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Um dia no parque

Um dia no parque

Publicado 7/25/2023, 5:10:05 PM, última modificação 7/25/2023, 5:14:21 PM
Grupo de Estudo, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia (GEAstro) participa do evento Um Dia No Parque, realizado no Parque Estadual Vitório Piassa, em Pato Branco – PR

Evento Um Dia no Parque

No dia 23 de julho de 2023, o Grupo de Estudo, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia GEAstro (@GEAstro), da UTFPR Campus Pato Branco, participou do evento Um dia no Parque, que aconteceu no Parque Estadual Vitório Piassa em Pato Branco -PR.

O evento, organizado pelo Instituto Água e Terra - IAT em parceria com a Prefeitura Municipal de Pato Branco - Secretaria de Meio Ambiente, contou com a colaboração de diversas entidades locais, incluindo a própria UTFPR-PB, por meio do GEAstro, o Grupo Escoteiro Coroados, o Grupo Escoteiros Primavera, SESC PR, Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde, Projeto Patinho Verde e Observadores de Aves - Juliane Dal Ponte Pereira e Sidnei Pereira.

O tema do evento Um Dia no Parque 2023 foi "É hora de cuidar do nosso lar", e o principal objetivo foi valorizar as unidades de conservação, promovendo a visitação e integrando a comunidade local e regional ao Parque Estadual Vitório Piassa, uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da preservação dessas áreas especialmente protegidas.

O GEAstro esteve presente montando um estande que oferecia uma vasta coleção de materiais relacionados à Astronomia e Astronáutica, além de proporcionar aos visitantes observações dos astros durante o evento. A presença do grupo levou conhecimento científico e instigou a curiosidade dos presentes com muita Ciência e Astronomia.

O Parque Estadual Vitório Piassa, com sua ampla área verde bem cuidada e infraestrutura adequada, proporcionou aos participantes uma experiência única de bem-estar e prazer em caminhar entre a natureza. Mais de 3.000 pessoas passaram pelo evento, disfrutando da beleza do meio ambiente e conhecendo mais sobre a fascinante área da Astronomia.

A iniciativa foi um verdadeiro sucesso, pois além de aproximar a população das riquezas naturais do parque, também permitiu uma maior conscientização sobre a importância da conservação desses espaços únicos. A ação conjunta de todas as entidades envolvidas demonstrou o poder da união em prol do meio ambiente e da divulgação científica, inspirando a comunidade a cuidar do nosso planeta, nosso verdadeiro lar. O GEAstro e todas as instituições parceiras estão de parabéns pelo excelente trabalho realizado no evento.