Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
4º Desafio AEA

4º Desafio AEA

Publicado 10/3/2023, 4:59:02 PM, última modificação 10/3/2023, 5:00:36 PM
Um dos ganhadores foi João Alexandre de Carvalho Santana, que integrou o Grupo de Sistemas Automotivos (GSA), desenvolvido no Campus Ponta Grossa.

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e o Instituto General Motors (IGM) realizaram o 4º Desafio AEA de Inteligência Artificial e IoT (Internet das Coisas). Um dos ganhadores foi João Alexandre De Carvalho Santana, que integrou o Grupo de Sistemas Automotivos (GSA), desenvolvido no Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, (UTFPR). 

A premiação foi realizada no dia (21) de setembro, durante o Seminário Presente e futuro da manufatura avançada: Impactos do Rota 2030, no campus da Universidade Paulista (UNIP), em São Paulo. Carlos Sakuramoto, Gerente de Tecnologia e Inovação da Engenharia de Manufatura da General Motors do Brasil e Diretor de Manufatura Automotiva da AEA, e Anderson Borille, professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, foram os responsáveis por realizar a entrega do Prêmio destaque novos engenheiros.

O desafio AEA busca a solução de problemas reais relacionados à Internet das Coisas ou Inteligência Artificial. O objetivo é estimular o empreendedorismo, a inovação e a inclusão de estudantes de escolas públicas.  Para os participantes é uma grande oportunidade para desenvolver habilidades de criação e gestão de soluções, demonstrando a viabilidade técnica e comercial de suas propostas.   

João Alexandre conta que em seu TCC, teve como objetivo criar um framework que permite o acadêmico entender e aplicar a tecnologia de Hardware In The Loop, que é essencial para área de testes, criando um guia para estudante a respeito de um conhecimento essencial para realidade da indústria.  

O Professor responsável pelo GSA, Max Mauro Dias Santos, explica que o Prêmio destaque novos engenheiros é oferecido todos os anos pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva. Ele conta que o Grupo de Sistemas Automotivas realiza a indicação de um aluno que finalizou o TCC como destaque para receber o referido prêmio.