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A vida útil de baterias elétricas é tema de projeto

A vida útil de baterias elétricas é tema de projeto

Publicado 6/17/2024, 10:51:40 AM, última modificação 6/17/2024, 10:55:23 AM
Em sua 2º Edição série de reportagens “Ciência & Ação” traz informações sobre iniciativa que recebe apoio da indústria.

O projeto Desenvolvimento de um Sistema de Armazenamento de Energia com Baterias de Segunda Via, elaborado no Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), analisa a vida útil de baterias dos carros elétricos e a possibilidade de reutilizar a carga em sistemas estacionários. O projeto foi realizado a partir de uma parceria entre a Renault Brasil e a Universidade.

O professor coordenador, Carlos Illa Fonte fala que o crescimento nesses dois últimos anos dos veículos elétricos no Brasil, alerta os fabricantes para a utilização de uma segunda vida desses dispositivos de armazenamento de energia. “Estima-se que as baterias devem durar de 10 a 15 anos, num primeiro momento. Assim, elas não são mais úteis para o veículo, mas podem ainda armazenar energia e ser proveitosa em outras aplicações.” explica.

O objetivo principal, segundo o professor Illa Fonte, é analisar com clareza e cuidado o estado de vida dessas baterias proveniente dos veículos elétricos e precificá-las, gerando um debate econômico. A estimativa é que as baterias podem ser prolongadas em mais 10 anos, aplicadas de maneira correta.

Illa Fonte diz que os países da Europa estão enfrentando essa demanda de troca de baterias. Em função disso, ressalta a importância de fabricantes automotivos, no Brasil, já estarem preocupados com o que fazer após esgotar a durabilidade de uma bateria nos automóveis. “Ainda é um mercado novo no Brasil, então estamos à frente com o desenvolvimento desta pesquisa. Quando as baterias não servirem mais para os veículos, teremos maneiras de reutilizá-las.” expõe.

O projeto de pesquisa recebeu apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que disponibilizou quatro bolsas aos alunos. Atualmente, estão envolvidos nesta proposta quatro acadêmicos de engenharia elétrica, um pós-graduando, dois engenheiros da Renault Brasil e quatro professores, sendo eles Carlos Illa Fonte, Fernanda Cristina Corrêa, Hugo Valadares Siqueira e Sergio Luiz Stevan Junior.

Atualmente, a equipe é composta por egressos do curso de engenharia elétrica. Illa Fonte afirma que esta pesquisa é multidisciplinar. “Às vezes precisamos da parte de engenharia mecânica e engenharia química. O grupo também recebe apoio de dois engenheiros da Renault”, comenta.

O trabalho em grupo é integrado às tarefas do projeto. O professor Illa Fonte diz que desde o primeiro encontro, as atividades em equipe são importantes. “No laboratório há trocas de experiências a todo tempo, para evoluir e dar resultado ao projeto ,” descreve o professor.

Segundo Illa Fonte, a parceria entre a UTFPR-PG e a Renault Brasil representa a consciência da aptidão para resolução dos problemas da indústria. “Claro que envolve muito da parte teórica, mas estar trabalhando na prática com uma indústria é muito incentivador,” declara.

Boa Notícia:

Esse projeto demonstra o quanto o campo de pesquisa deve ser valorizado. A parceria entre a indústria e a UTFPR-PG serviu para mostrar a potência da capacitação de estudos e entrega de resultados do projeto.

O projeto Desenvolvimento de um Sistema de Armazenamento de Energia com Baterias de Segunda Via faz parte da série de reportagens “Ciência & Ação” da ASCOM-PG. Buscamos trazer informações sobre pesquisas e projetos desenvolvidos na nossa universidade e valorizar o relacionamento com a nossa cidade, nossa região e a sociedade na qual estamos inseridos.

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