Abel Azeredo é reconduzido à Direção-Geral do Campus Ponta Grossa da UTFPR

Legenda foto: Em reconhecimento ao relevante papel desempenhado pelas famílias de nossos dirigentes as filhas do Diretor-Geral, Ana Helena Azeredo e Luiza Catarina Azeredo, foram homenageadas pelo Reitor.
Em solenidade realizada na tarde de sexta-feira (8), o professor Abel Dionizio Azeredo foi reconduzido ao cargo de Diretor-Geral do Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para o quadriênio 2025–2029. O evento, realizado no auditório central, reuniu autoridades acadêmicas, políticas e comunitárias, e também marcou o lançamento da pedra fundamental do Bloco J3, que ampliará a infraestrutura da instituição.
Durante seu discurso, Abel destacou que os avanços de sua gestão foram possíveis graças ao empenho de sua equipe e de todos os servidores do campus. Ele classificou a construção do novo bloco como “um ato de coragem” e agradeceu o apoio da Reitoria, dos parlamentares e dos setores técnicos envolvidos – entre os quais destacam-se a Diretoria de Planejamento e Administração (DIRPLAD-PG), Diretoria de Obras e Projetos (DIPRO) e o Departamento de Projetos e Obras (DEPRO-PG). “Ter o projeto e o recurso garante que possamos transformar esta ideia em realidade”, afirmou, mencionando a articulação política que viabilizou a obra.
O Reitor da UTFPR, professor Everton Lozano, ressaltou que a universidade deve atuar de forma integrada, reafirmando que “não temos 13 miniuniversidades, mas uma grande universidade”. Ele elogiou a sinceridade e a coragem de Abel e destacou que, mesmo tendo sido adversários em eleições anteriores, trabalharão juntos pela instituição. Everton também refletiu sobre os desafios da educação superior, a necessidade de revisão da estrutura universitária e a busca por um orçamento justo e indexado, mencionando o apoio dos deputados federais presentes.
O deputado Aliel Machado parabenizou Abel pelo trabalho realizado e afirmou que o diretor “é um homem simples, de pouco discurso, mas de grandes resultados”. Já o deputado Tadeu Veneri, natural de União da Vitória e conterrâneo de Abel, reforçou a importância da atuação política em defesa da educação pública e citou a frase de Karl Marx sobre o “otimismo da prática” para apontar alternativas diante das dificuldades.

O projeto do Bloco J3 foi apresentado pela engenheira civil do campus, Fernanda Henneberg, e pelo professor José Carlos Alves Galvão. Também tiveram momentos de fala os professores Ciro Mauricio Zimmermann, Juliana Martins Teixeira de Abreu Pietrobelli e José Carlos Alberto de Pontes, que salientaram a importância da nova estrutura para os cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Química.
Para o Reitor Everton, o investimento em infraestrutura reflete o compromisso do serviço público com o futuro: “O que fazemos hoje trará resultados em cinco, dez ou vinte anos” e elogiou a estratégia de Abel, que levou uma comitiva de professores a Curitiba para tratar pessoalmente da viabilização do projeto, que tem a licitação da obra prevista para 21 de outubro.
