Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Abertura SINECT

Abertura SINECT

Publicado 11/9/2022, 4:36:19 PM, última modificação 11/9/2022, 4:39:44 PM
Simpósio tem como objetivo criar um espaço para debate sobre o contexto de sala de aula.

Na manhã de quarta-feira (9) o Diretor-Geral do Campus Ponta Grossa, Abel Dioníso o Azeredo, declarou aberta a 7ª edição do Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia (SINECT) 2022, que tem como objetivo criar um espaço para estudo, debates e outras interações que visem analisar o contexto de sala de aula. O simpósio presencial está sendo sediado pela UTFPR, Campus Ponta Grossa, e segue com sua programação até sexta-feira (11), organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT).
O evento de abertura contou com a apresentação da Banda Hoovarana e a palestra com o Dr. Jorge Cardoso Messeder, Professor Associado IV, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense. Messeder abordou a temática ciência e pesquisa em ensino: afinidades para além das teorias.
Para a presidente da comissão organizadora do SINECT, Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos, o evento tem grande importância ao congregar pesquisadores do Brasil e outros países, como Colômbia e Portugal, que tem convênio com a UTFPR. “Trata-se de uma oportunidade de intercâmbio de pesquisas em ciência e educação, para aprofundar o debate na área de educação tecnológica”, completa.
O professor Awdry Fessey Miquelin, que também atua na organização do SINECT, destaca que o evento é um palco para apresentar a produção cientifica da UTFPR e do PPGECT, além de contribuir a para a construção de uma rede em torno da pesquisa na área de ensino de ciência e tecnologia. O Diretor-Geral destacou a importância da retomada dos eventos presenciais para a dinâmica da vivência acadêmica.
Mostra cultura
Durante o evento de abertura também foi realizada a exposição de trabalhos do Jornalista e artista visual Sebastião Natalio, do Graduado em Licenciatura em artes visuais e Especialista em Antropologia cultural, Murilo Antônio Ribeiro e da pesquisadora e Artista Visual, Rute Yumi. Também participaram da mostra os desenhos de alunos do Município de Campina Grande, na Paraíba, resultado da dissertação da aluna Patrícia Oliveira Silva e os trabalhos de Ana Luiza Mainardes, mestranda em artes visuais, criadora dos painéis artísticos em comemoração aos 500 anos de Leonardo da Vinci e os 100 anos da Semana de Arte Moderna no Brasil.

Para mais informações acesse o site do de evento.