Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Armazenamento de resíduos

Armazenamento de resíduos

Publicado 2/19/2020, 1:29:49 PM, última modificação 11/7/2022, 11:25:41 AM
Central de Armazenamento de Resíduos é inaugurada e utiliza a estrutura de dois contêineres

Com foco no meio ambiente, na manhã desta quarta-feira (19) foi inaugurada a Central de Armazenamento de Resíduos do câmpus Ponta Grossa. O espaço é destinado para o depósito adequado de materiais descartados que sejam recicláveis ou perigosos, e foi idealizado pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável.

Valores como a sustentabilidade são defendidos pela Universidade, que tem construído uma política institucional sobre o assunto e buscado conscientizar a comunidade sobre a importância da temática. Durante a cerimônia de inauguração o Diretor-Geral do câmpus, Antônio Augusto de Paula Xavier, ressaltou que ações sustentáveis são necessárias e o câmpus tem buscado ser pioneiro e que mesmo com ações simples podemos fazer a diferença.

Daniel Poletto Tesser, presidente da comissão em Ponta Grossa, reforça que a “central de resíduos não resolve todas as questões por si só, é necessária a mudança de mentalidade das pessoas e isso é fruto do esforço de todos diariamente”. Outro ponto importante comentado por Tesser é que o espaço deve ser utilizado apenas por pessoas autorizadas, não sendo local de descarte de lixo comum pela comunidade.

Mesmo oficialmente inaugurada apenas neste mês de fevereiro, a Central de Armazenamento já tem recebido alguns materiais de descarte do câmpus. As próximas ações serão desenvolvidas com foco na informação e treinamento de pessoal para o descarte adequado e também serão realizadas novas obras no espaço destinado para a Central, como a posterior cobertura do local.

A Comissão para o Plano de Logística Sustentável

São 17 membros que compõem a comissão central, esta que tem sua atenção voltada aos temas: consumo consciente de materiais, energia, água e geração de esgoto; coleta seletiva; qualidade de vida no ambiente de trabalho; compras e licitações sustentáveis; deslocamentos de pessoal visando a redução de gastos e emissões de substâncias poluentes; desenvolvimento de ações de divulgação, conscientização e capacitação.

O câmpus Ponta Grossa possui 11 membros que trabalham localmente pela promoção da sustentabilidade, sendo eles: Daniel Poletto Tesser; Giselle Alves Da Rocha Cogo; Luciano Mayer Koch; Fernanda Aparecida Henneberg; Daniel Zadra Luz; Albari José Vicente; Fábio Neves Puglieri; Luiz Cesar Dos Santos Lima; Matheus Pereira Postigo; Lia Maris Orth Ritter Antiqueira; Cliciane Fernandes Correia.