Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Campus Ponta Grossa recebe investimentos do PAC

Campus Ponta Grossa recebe investimentos do PAC

Publicado 6/11/2024, 3:00:39 PM, última modificação 6/13/2024, 11:54:50 AM
4,5 milhões devem ser integralmente utilizados para a construção de novo bloco que irá beneficiar diretamente mais de 400 alunos.

O Governo Federal fez o anuncio do novo Programa de Aceleração Fiscal (NOVO PAC), nesta segunda-feira, 10, de junho. Por meio do Ministério da Educação (MEC), serão destinados R$ 5,5 bilhões para a consolidação e expansão das universidades e dos hospitais universitários federais. O Campus Ponta Grossa , foi contemplado com 4,5 milhões para a construção do bloco J3 para o curso de Engenharia Química.

O Diretor-Geral, Abel Dionizio Azeredo, conta que no ano passado foram solicitados à Gestão do Campus Ponta Grossa os projetos e obras que necessitavam de financiamento para serem executadas ou concluídas, no caso de obras inacabadas. “Fizemos 16 projetos de diversas obras para o nosso Campus e, dentre esses 16, a Secretaria de Educação Superior (SESU) selecionou financiar o bloco J3 para atender o curso de Engenharia Química”, comenta.

O processo de contratação da empresa que deverá realizar todas as etapas do projeto está previsto para iniciar assim que ocorrer a disponibilização do recurso anunciado que deverá ser empenhado integralmente para a execução da obra. 

A construção está prevista para ser instalada na sequência dos blocos J1 e J2, conforme o Plano Diretor do Campus. O novo bloco deve beneficiar diretamente 440 alunos de graduação e mais 30 alunos de mestrado anualmente.  Os cursos atendidos são Engenharia Química e o Mestrado em Engenharia Química. A área total prevista da obra é de 2400 m², sendo 1200m² para cada andar.

Azeredo destaca que o Curso de Engenharia Química necessita de um espaço para concentrar as suas atividades e laboratórios, liberando espaços utilizados no bloco H para o Departamento de Química e para os laboratórios de Química Básica que atendem aos demais cursos do Campus. “Assim, também deverão ser liberados espaços no Bloco C que poderão ser utilizados para outras finalidades, mas, principalmente, o bloco C irá acondicionar menos materiais químicos e, assim, por ser uma construção antiga, tornar-se mais seguro”, avalia.

Apoio ao projeto

No primeiro semestre de 2023, O Diretor-Geral do Campus Ponta Grossa e integrante do Comitê Gestor Nacional do Programa Profissional de Pós-Graduação em Administração Pública em rede Nacional (PROFIAP), esteve em Brasília para participar de reuniões na CAPES e na ANDIFES. Ele conta que os encontros resultaram na volta do financiamento da DED/CAPES ao PROFIAP em troca da expansão da Rede PROFIAP de 21 para 40 Universidades Federais e a ampliação na oferta de vagas de 400 para 600 vagas anuais no Mestrado Profissional em Administração Pública ofertado por 40 IFES, entre elas a UTFPR.

Durante essa viagem Azeredo, em contato com o Deputado Federal Aliel Machado, apresentou os 16 projetos selecionados pela gestão do campus, na intenção de conseguir seu apoio para essas demandas. “A intervenção do Deputado Aliel foi, sem dúvida, uma grande ajuda para que a SESU/MEC selecionasse o projeto do Bloco J3 anunciado nesta semana”, conclui.

Reportar erro