Campus recebe obras de infraestrutura e acessibilidade
O Campus Ponta Grossa , da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), está recebendo obras de infraestrutura e acessibilidade. O objetivo é trazer maior comodidade para a comunidade acadêmica nas suas necessidades de deslocamentos na área interna da instituição. Serão construídos passeios e passarelas para favorecer a mobilidade dos pedestres.
Segundo o Diretor Geral, Abel Dionizio Azeredo, foram investidos R$ 168.700,00 em recursos do orçamento do campus, convertidos de custeio para capital, que também abrangem as obras de engenharia para a execução de área de acesso para carga e descarga no Restaurante Universitário. Ele explica que a obra receberá também investimentos da ordem de R$ 99.550,00 em recursos obtidos via CHAMADA Nº 001/DIRPRO/2023 para a contratação de serviços comuns de engenharia para execução de pavimentação permeável para pedestres, que será executada em blocos de concreto intertravados e com aplicação de piso tátil. “O importante é que com este start vamos estabelecer um padrão que deve ser seguido nas melhorias e reformas a serem implementadas na sequência”, avalia.
Nesta primeira etapa, não está prevista a reformar de todas as passarelas que necessitam de manutenção, devido limitações orçamentárias. Azeredo destaca, porém, que no decorrer de 2024, um novo processo deverá ser conduzido com o objetivo de dar continuidade às melhorias iniciadas. Nessa fase do projeto serão executadas as adequações no RU, para acesso de carga e descarga, de acordo com as solicitações da Vigilante Sanitária.
A Engenheira Civil, Fernanda Henneberg, servidora do Campus Ponta Grossa , que atua junto ao DEPRO-PG, salienta que o resultado pretendido com essa obra é criar um ambiente inclusivo, acessível e seguro, que promova a igualdade de oportunidades e atenda às necessidades de todos os membros da comunidade acadêmica e visitantes que frequentam o campus.
As obras de melhoria da acessibilidade, além de criar um ambiente inclusivo e acessível, que atenda às necessidades de todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiências ou mobilidade reduzida, visam também atender as legislações vigentes, entre as quais podemos destacar o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), o Decreto nº 7.612/2011, que regulamenta a Lei nº 13.146/2015 e estabelece diretrizes para a acessibilidade no ensino superior e o Plano Nacional de Educação (PNE).
As obras no Campus Ponta Grossa estão sendo realizada sob a coordenação do Departamento de Projetos e Obras (DEPRO-PG), com apoio do Professor Jose Carlos Alves Galvao, que atua como engenheiro civil colaborador do DEPRO-PG, da Diretoria-Geral (DIRGE-PG) e da Diretoria de Planejamento e Administração (DIRPLAD-PG). Os trabalhos iniciaram no dia 18 de dezembro de 2023 e a previsão de término é de 90 dias da data de início.